O deputado José Guimarães (PT/CE) anunciou a criação da Frente Parlamentar pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução Salarial. De acordo com a agência Informes, o parlamentar recolheu 220 assinaturas dos deputados, número superior ao necessário para formalizar seu pedido de criação do novo colegiado na Câmara.Trata-se de mais uma iniciativa para pressionar o Congresso a votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 393/01, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), quando ainda era deputado.
A CUT, junto com as demais centrais sindicais, tem desenvolvido a campanha nacional de assinaturas pela aprovação da PEC, que se encerrará no dia 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, e será entregue aos presidentes da Câmara e do Senado.
De acordo com José Guimarães, as entidades representativas dos trabalhadores, especialmente as centrais sindicais, serão parceiras estratégicos no trabalho da frente. A PEC 393/01 prevê a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais no primeiro ano e para 35 horas dois anos depois, e já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Portal do Mundo do Trabalho
_
Retirado do site do PT Nacional (ver site)