Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

Programa oferece 500 mil vagas no país  

Como atrair jovens de 15 a 17 anos para as atividades oferecidas pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem)? Esse é o grande desafio lançado ontem no programa de capacitação de gestores de 164 municípios, que prossegue hoje em Curitiba. Há duas semanas, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove treinamentos estaduais para técnicos e gestores que atuarão no ProJovem Adolescente em todo o país. Ele vai oferecer 500 mil vagas nacionais, das quais 29.875 serão para a Região Sul e 12,9 mil para o Paraná.

O ProJovem vai atender adolescentes de famílias assistidas pelo Bolsa Família ou oriundos de outros programas sociais que estão fora da escola ou não tem profissão. O programa terá duração de 24 meses. Ele vai oferecer atividades de lazer, formação profissional e cidadania para os adolescentes. Elas serão financiadas com recursos anuais de R$ 275 milhões, dos quais os municípios paranaenses receberão R$ 648,2 mil.

Ampliação do Bolsa Família ajuda a combater evasão escolar
Um dos instrumentos do governo para atrair jovens para a escola e tirá-los das ruas, segundo os coordenadores do ProJovem, é a extensão do programa Bolsa Família, que desde esta semana inclui também meninos e meninas de 16 e 17 anos de idade. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o objetivo da extensão da faixa etária, que até agora se limitava a 15 anos, é combater a evasão escolar. Além de manter na escola os jovens das famílias beneficiárias, o governo pretende, com a medida, reforçar as estratégias de combate à pobreza e à desigualdade.
O perfil dos municípios habilitados é contar no mínimo com 40 jovens na faixa etária de 15 a 17 anos, cujas famílias recebam o Bolsa Família, e ter espaço social voltado ao público-alvo do programa: o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A lista dos municípios paranaenses inclui cidades como Curitiba (1.875 vagas), Londrina (800 vagas), Colombo (425 vagas) e Ivaté (25 vagas).

Segundo Denise Colin, coordenadora da Política Estadual de Assistência Social, o maior desafio do programa será fazer o adolescente trocar o fascínio da rua pelas ações de cidadania. “A discussão hoje é a inclusão dos jovens”, diz. “Ter políticas públicas atraentes para ele voltar à escola, à comunidade e à cidadania.”

Já Carolina Machado Rocha Busch Pereira, coordenadora-geral de Gestão de Condicionalidades do Bolsa Família, explica que o ProJovem não será um simples curso profissionalizante, mas algo mais amplo: os jovens serão inseridos em atividades de lazer, esorte e artes para então serem qualificados para o mundo do trabalho. “A oferta de serviços socioeducativos a eles será feita a partir do prazer”, afirma.

* * * * *

Serviço: a capacitação Estadual do ProJovem Adolescente ocorre no Hotel Paraná Suíte, na Rua Lourenço Pinto, 456, Centro de Curitiba. Hoje as atividades serão das 8 às 18 horas. Mais informações no telefone (41) 3883-2500 ou na Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP).

 JOÃO NATAL BERTOTTI, Gazeta do Povo

_

Retirado do site do vereador Pedro Paulo (ver site)


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51