Os estudantes, organizados pelas entidades estudantis – UPE e UPES, realizaram neste dia 02, uma Manifestação pelo Passe livre, reivindicação já histórica na Cidade de Curitiba. Ao final da manifestação, entraram pacificamente no tubo do Ligeirinho, próximo à Santos Andrade e, quando estavam se retirando, foram agredidos com cacetetes pela Guarda Municipal. O estudante André Luiz de Almeida, 17 anos, desmaiou após agressão dos policias da Guarda Municipal que além de baterem com cacetete, jogaram spray de pimenta nos olhos do jovem. Mesmo com os pedidos para que a Guarda Municipal solicitasse socorro médico, isto não aconteceu.
O socorro veio mais tarde após a organização dos próprios colegas. O estudante ferido é do Colégio Loureiro Fernandes e está no Hospital Evangélico. O presidente da UPES, Rafael Clabonde foi preso e está na 1º DP. O vereador Pedro Paulo (PT), que é integrante da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Curitiba, solicitou uma reunião emergecial durante a atarde na Comissão de Segurança da Câmara, da qual ele é o Presidente. Os estudantes estiveram presentes oficializando a denúncia contra a Guarda Municipal Para a próxima semana, a Comissão convoca representantes da Guarda Municipal para dar explicações sobre o ocorrido.
O estudante e representante da UPE , Mário de Andrade contou que a manifestação foi pacífica, com uma caminhada da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita. “Ao final, realizamos um ato simbólico dentro do tubo e saímos pacificamente, quando fomos surpreendidos com a Guarda Municipal batendo em todo mundo. Chegamos escutar dos policiais que seria fácil porque estávamos em poucos para nos defendermos. Não reagimos, apenas saímos correndo” explicou. Para o Vereador Pedro Paulo, “é preocupante a forma que a Prefeitura lida com manifestações como essa. Sem diálogo e com repressão.Será que é este tipo de segurança reservada aos nossos estudantes?”. Até o momento desta matéria, não conseguimos mais informações sobre o estado do estudante hospitalizado.
Foto CRÉDITO JOKA MADRUGA
Assessoria de Imprensa PT – (41) 92259055 com Ana Carolina