Pela primeira vez na história, a Assomec (Associação dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba) foi assumida por outro prefeito que não o de Curitiba
“Ele que não me venha fazer discurso de integração”. A frase é do presidente do PT de Curitiba, vereador André Passos, sobre o fato de o prefeito Beto Richa copiar literalmente a proposta da candidata do PT, Gleisi Hoffmann, a respeito de uma integração de fato com os municípios da região metropolitana. Para Passos, o prefeito perdeu a oportunidade de mostrar alguma preocupação com isso: “Essa integração da parte dele nunca aconteceu, muito pelo contrário, Beto Richa governa de costas para os municípios vizinhos”, disse.
Passos ainda lembra que, pela primeira vez na história, a presidência da Assomec – Associação dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba – foi assumida por outro prefeito que não o da Capital. Desde 1982, quando foi criada, a Assomec era presidida pelo prefeito de Curitiba. Na última eleição, Beto Richa desistiu de se candidatar ao perceber que perderia, devido à sua fraca atuação junto à Região Metropolitana. Os prefeitos dos municípios vizinhos se organizaram e pelo fato de Beto Richa não representar o coletivo da região, elegeram em fevereiro de 2007 o prefeito Toninho (Antônio Wandscheer) de Fazenda Rio Grande para presidir a Assomec.
Gleisi Hoffmann – Embaixadora da Grande Curitiba
Gleisi disse que não existe praticamente mais divisão geográfica entre Curitiba e os nove municípios conurbados. As situações vividas são semelhantes em toda a região metropolitana. “Temos problemas comuns, como a destinação do lixo urbano, a violência, e também situações que precisam ser trabalhadas em parceria, como o transporte coletivo que leva e traz moradores dos outros municípios para trabalhar na Capital, a proteção ambiental, o cuidado com os rios que abastecem Curitiba e nascem fora daqui, os investimentos em saúde e a qualidade da educação. Está na hora de discutirmos essas soluções em conjunto, mas parceria pressupõe respeito e participação”.
Gleisi defende uma administração pública com foco no atendimento a quem se beneficia dos serviços prestados na cidade de Curitiba e diz que “não há divisão territorial” para isso.
André Passos lembrou que desde a campanha para o Senado e por sua atuação na Itaipu Binacional a petista Gleisi Hoffmann se tornou uma referência para os municípios da região metropolitana e mesmo do interior do estado, levando suas reivindicações para Brasília e atuando como uma “embaixadora” da população. “Gleisi é a verdadeira embaixadora da região metropolitana de Curitiba em Brasília e é assim que os prefeitos vêem ela”, disse Passos.
Assessoria de Imprensa PT Curitiba/ Vereador André Passos
(41)92259055