Os candidatos a vereador do PT, por meio de Diretório Municipal do partido, deram início, na última semana, a um ousado programa de democratização de informações para a campanha política. Com um projeto inédito, o PT lançou na rede mundial de computadores um blog para cada um dos seus 54 candidatos, além de um portal de informações e de sites específicos para cada uma das nove direções regionais do Partido. A plataforma do projeto é totalmente baseada em tecnologias em software livre.
Com esta atitude, os vereadores irão abrir para os eleitores um canal de comunicação mais completo e transparente do que os existentes na mídia tradicional. Os sites irão fomentar discussões sobre os rumos da política na cidade, o verdadeiro papel do vereador na gestão municipal, a importância da participação popular nos negócios públicos, entre outros assuntos. Além disso, nos blogs, os internautas terão acesso à história, propostas, agenda e contato de todos os candidatos do PT, podendo comentar e compartilhar todo conteúdo.
Segundo o coordenador da campanha dos vereadores do PT, João Paulo Mehl, “via de regra, os partidos não se preocupam em oferecer as mesmas ferramentas de campanha a todos os seus candidatos. Geralmente, o que acontece é: quem tem mais recursos, tem a maior campanha. A maioria dos nossos candidatos é gente simples, do povo, de luta. Por isso, esse é um projeto tão ousado. É a garantia de todos terem os mesmos direitos. Um princípio que o PT defende não só para seus candidatos, mas para a população, e que caminha junto da coerência do nosso programa político.”
Uso da internet nas campanhas ganha repercussão mundial
O uso da Internet como ferramenta para campanhas políticas vem ganhando repercussão mundial desde que os candidatos à presidência dos Estados Unidos aderiram à utilização da rede para divulgar suas propostas e projetos. Segundo o jornal americano The Washington Post, “os candidatos e suas equipes vêem os vídeos na Internet como uma ferramenta barata e potencialmente significativa para contar sua história de campanha sem o filtro da mídia tradicional”.
A aposta do PT em Curitiba é que, na capital, as campanhas para vereadores e prefeito também sejam pautadas pelo uso da web. “Queremos que a eleição desse ano seja um exemplo de democracia e de acesso à informação. Por isso, estamos apostando na divulgação de nossas idéias e propostas na Internet, através das páginas dos candidatos, o que é expressamente permitido pela legislação eleitoral.” afirma André Passos, presidente municipal do Partido.
No Brasil, o acesso residencial à web vem crescendo a cada ano. Segundo dados do Ibope/NetRatings, nos últimos três anos esse índice saltou de 18,3 milhões em julho de 2005 para 35,5 milhões em junho deste ano. A explicação para o crescimento foram os programas de incentivo lançados pelo Governo Federal para promover inclusão digital da população de baixa renda. A expectativa do governo é que, a cada ano, esse número continue crescendo significativamente, principalmente devido aos programas “Computador para Todos” e de programas como o que prevê a instalação de banda larga em 56 mil escolas até 2010.
Contato
Assessoria de Imprensa
Ana Carolina Caldas 92259055
Secretário de Organização do PT: João Paulo Mehl – 9996-7528 / 9682-7594