As propostas defendidas pela candidata Gleisi Hoffmann, da Coligação “Curitiba para Todos”, são o resultado de um grande trabalho realizado a muitas mãos. Coordenado pela advogada Mirian Gonçalves, que faz parte da Executiva do PT de Curitiba, o plano de governo reuniu mais de 200 pessoas de diferentes áreas e atuações. Desde o ano passado, os grupos já vêm trabalhando tanto no diagnóstico da cidade como na elaboração de propostas alternativas.
Com a presença de Gleisi Hoffmann, neste sábado (02), a coordenação do plano de governo apresentou a sistematização das propostas e os grupos debateram as interfaces entres as áreas temáticas. “Nossa preocupação sempre foi trabalhar a cidade de forma integrada. Portanto organizamos o trabalho para que houvesse o diálogo entre os grupos e o entrecruzamento das propostas.” explicou Miriam Gonçalves. Em agradecimento ao empenho de todos, Gleisi disse que “a Coligação Curitiba para Todos dá o exemplo de trabalho coletivo para pensar e propor propostas para a Cidade. O importante é ressaltar que não estamos levando achismos para a população, mas a vivência prática de militantes e especialistas nos problemas da cidade”, disse.
Também presente o candidato a vice, o engenheiro Borges dos Reis, falou sobre a importância de se estar atento às questões que respondam às demandas da população, como por exemplo a garantia de mobilidade urbana para portadores de necessidades especiais. “Esse trabalho de diálogo entre as áreas é muito importante porque o trabalho se completa. Detalhes as vezes podem ser esquecidos se não for pensado de forma integrada. A construção de uma rampa para cadeirantes, por exemplo, pode ser apenas um detalhe quando essa discussão não está incorporada no planejamento da cidade.”
Os grupos desde o início desse ano realizaram vários encontros com a candidata Gleisi Hoffman para estudos e aprofundamento. Com o slogan “Curitiba pode mais do que faz”, (slogan de autoria do ex presidente do PT de Curitiba, Roberto Salomão), o material sistematizado foi debatido e finalizado.
Ao cumprimentar a equipe coordenadora do trabalho, o coordenador da campanha Vereador André Passos ressaltou a qualidade dos elaboradores do plano de governo. “A diferença do nosso plano de governo é que não valorizamos apenas a parte técnica ou teórica, trazemos a vivência de quem realmente sofre problemas como o transporte coletivo, a falta de opção de cultura e esporte, e o descaso com problemas que atingem a infância e adolescência, além de ser um processo democrático.” André Passos explicou ainda que todas as propostas debatidas e aprofundadas pelos grupos serão apresentadas ao longo da campanha.
Assessoria de imprensa PT Curitiba – Ana Carolina Caldas
Foto: Carlos Ruggi