Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

 

O Senador Eduardo Suplicy veio à Curitiba para dar seu apoio à candidatura de Gleisi Hoffman para Prefeitura de Curitiba. Na sexta feira participou de jantar da campanha e no sábado, 23, apresentou se reuniu com as equipes do plano de governo para falar sobre sua proposta, Renda Básica de Cidadania. Para Gleisi, ” a presença do Senador Eduardo Suplicy vem engrandecer nossa proposta para dar dignidade à vida das pessoas. Além disso, é um orgulho apresentar essa proposta que inspirou muitos dos projetos sociais do nosso governo”

Renda Básica de Cidadania já é lei, porém, ainda não implementada. Segundo Suplicy, “alguns municípios já aderiram e outras equipes de planos de governo das candidaturas do PT tem inserido a proposta, como é o caso de São Paulo.” A Renda Básica de Cidadania prevê que a implementação seja feita em etapas e que todos os brasileiros, independentemente da origem, raça, sexo e condição econômica, receberiam um valor mensal. O valor do benefício deveria ser definido de acordo com as possibilidades orçamentárias.

Suplicy explicou na palestra à equipe do plano de governo que sua proposta é o resultado da reflexão de economistas, filósofos, cientistas sociais do mais variado espectro, que chegaram à conclusão de que a melhor maneira de se contribuir para os objetivos de erradicação da pobreza absoluta, de melhoria da distribuição da renda, de garantia de real dignidade e liberdade às pessoas, é prover a todos o direito inalienável de participar da riqueza da Nação através de uma renda básca que, na medida do possível, seja suficiente para atender às suas necessidades vitais. Ao longo da história foram sendo instituídos, na Europa e nos Estados Unidos, sistemas que guardam relação com as formas de garantia de renda mínima que nós mesmos introduzimos no Brasil, como o Bolsa-Escola, o Bolsa-Alimentação, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o seguro-desemprego, até chegar ao Bolsa- Família.

E concluiu dizendo que todos teriam direito ao benefício. “Eu, o Pelé, a Xuxa, o presidente Lula, o empresário mais bem sucedido do Brasil, Antonio Ermírio de Morais. Obviamente nós, que não precisamos, iremos colaborar proporcionalmente mais para que nós mesmos, e todos os demais brasileiros e estrangeiros aqui residentes há cinco anos ou mais, venham a ter esse direito. Mas quais as vantagens de se pagar universalmente a todos? Em primeiro lugar, eliminar toda a burocracia envolvida em saber quanto cada um ganha no mercado formal e no mercado informal para definir quem deve receber. Todos vão receber. Segundo, acabar com sentimento de estigma ou de vergonha da pessoa precisar dizer “eu só recebo tanto, por isso mereço tal complemento de renda”. Terceiro, não teremos os problemas de dependência causados pelas chamadas armadilhas do desemprego e da pobreza. Se a pessoa estiver considerando iniciar uma atividade que vai representar um ganho econômico, e o governo tiver de retirar o benefício financeiro quando ela iniciar o trabalho, então esta pessoa poderá ser desincentivada a iniciar a atividade e, assim, entrar na armadilha da pobreza e do desemprego. Do ponto de vista da dignidade, da liberdade do ser humano, será muito melhor para cada pessoa saber previamente que nos próximos doze meses, e daí para frente a cada ano, ela vai ter sempre direito àquela renda, que vai crescer com o progresso da Nação”.

 

Assessoria de imprensa PT Curitiba – Ana Carolina Caldas

Foto:Elias Dias


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51