No sábado, 23, o Comitê de Arte e Cultura da Coligação Curitiba para Todos foi inaugurado. Presença de artistas e da juventude marcaram com alegria a inauguração. Dois jingles novos foram apresentados em homenagem à Gleisi Hoffmann, nossa candidata à Prefeitura. Eduardo, um dos coordenadores do Comitê, junto com a banda Tambor de Idéias apresentou o jingle ao ritmo do hip hop. A dupla sertaneja Leonel Rocha e Campos ficou responsável pelo jingle ao ritmo do vanerão. Gleisi agradeceu e disse que o seu principal compromisso é democratizar a cultura. “Vamos valorizar todas as manifestações artísticas: gospel, sertanejo, hip hop, fandango e tantas outras.” Também anunciou aos presentes que a sua gestão colocará à disposição dos artistas locais uma gravadora municipal para contribuir no reconhecimento da produção musical e com a distribuição nas rádios locais.
Edson, o Kschorro Loco, representante da cultura hip hop e também um dos coordenadores do Comitê, disse que “Gleisi valoriza as culturas que ainda são marginalizadas. Somos vistos como bandidos e não como artistas. Só uma mulher como Gleisi tem sensibilidade para dar voz à nossa cultura.” Leonel Rocha lembrou que nenhum candidato ou mesmo prefeito até hoje falou sobre a música sertaneja. “A Gleisi nos conheceu e tem ouvido muitos de nós. Estamos animados com a vitória dela porque ela olha ainda para cultura que é pouco valorizada na cidade.”
Mais propostas
Entre as propostas de cultura já apresentadas, Gleisi se comprometeu com a assessoria cultural nos bairros para capacitar grupos artísticos na elaboração de projetos. E também, o Programa Oficina de Cultura que tem como objetivo gerar emprego e renda na área cultural, o Programa Cultura Jovem, que vai incentivar através de financiamento iniciativas para quem contribui com a inserção social do jovem e, também a implementação da Casa do Hip Hop, um espaço que vai valorizar os mais de 80 grupos existentes na cidade.
Assessoria de imprensa do PT: Ana Carolina Caldas
Foto: Carlos Ruggi