Um grupo de 28 lideranças nacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE) está em Curitiba realizando uma série de atividades culturais de conscientização política e social para jovens. Durante os próximos dias, serão organizados debates, exibidos filmes e promovidos espetáculos teatrais para estudantes da UFPR, PUC-PR e Unibrasil. A agenda faz parte da Caravana de Saúde, Educação e Cultura e, em Curitiba, foi integrada à campanha do PT nas eleições municipais deste ano.
O grupo da UNE é liderado pelo vice-presidente da entidade, Tales de Castro. “Viemos a Curitiba para ajudar na campanha de Gleisi Hoffmann à Prefeitura Municipal e de Bruno Vanhoni à Câmara de Vereadores. Nosso objetivo é mobilizar os jovens em torno das propostas de desenvolvimento humano e social do nosso país”, afirmou Castro.
Na segunda-feira (1º. de setembro), a caravana da UNE vai agitar o campus da PUC-PR no Prado Velho. As atividades começam às 8 horas, com um cortejo do grupo teatral “Tá na Rua”, seguido de um debate sobre a legalização das drogas. À tarde, a caravana da UNE exibe o filme “SOS Saúde”, de Michael Moore. Às 19h30, promovem outro debate para analisar o tema “Saúde, Educação e Cultura e as Políticas Públicas para o País”.
Nos demais dias da semana, Castro participará de grupos de conversas com estudantes da UFPR, PUC-PR e Unibrasil. “A descrença da sociedade na política, a corrupção e a cultura consumista que se cultua nas universidades afasta os estudantes do processo de construção de uma sociedade mais justa. Nosso objetivo é despertar nos universitários a vontade de contribuir para o desenvolvimento do país e mostrar que existe outra forma de fazer política”, explicou o líder estudantil.
Compromissos – Na noite da última sexta-feira (30), Dia de Luto e Luta dos Professores no Paraná, Tales de Castro participou de um encontro organizado pelo deputado federal Ângelo Vanhoni (PT) com professores e funcionários da área educacional. O evento teve por objetivo apoiar a candidatura de Gleisi Hoffmann à Prefeitura de Curitiba. A candidata da coligação Curitiba para Todos (PT – PSC – PRB – PHS – PMN – PTC) reafirmou seus compromissos de ampliar para 30% do orçamento municipal os investimentos em Educação e realizar a 1ª Conferência Municipal de Educação.
Gleisi agradeceu o apoio da liderança nacional da UNE à campanha do PT em Curitiba. Ela lembrou que iniciou sua militância política no movimento estudantil e chegou a integrar a direção nacional da UNE. “Precisamos resgatar o interesse da juventude pela política para acelerar o processo de mudanças necessárias para a nossa cidade. Os jovens são mais ousados e podem liderar essas mudanças, que começam com as eleições municipais deste ano”, destacou.