Uma das principais características do parlamentar petista é construir seu mandato baseado na participação popular. Os vereadores do PT são os mais próximos do povo, tanto que a promoção de seminários, debates e audiências públicas fazem parte da prática da nossa bancada. É papel do vereador estar junto à comunidade, discutindo com a população os problemas e levando as soluções apontadas para dentro da Câmara Municipal. Para falar um pouco mais sobre isso, conversamos com o vereador do PT André Passos.
André Franco de Oliveira Passos nasceu em Curitiba, Paraná. É filho de Edésio Passos, ex-deputado federal, e de Zélia Passos, ex-vereadora, ambos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Paraná. Filiado ao PT desde sua adolescência, André Passos sempre lutou pela ética política, democracia, direitos humanos e respeito à cidadania. Foi eleito vereador de Curitiba pela primeira vez em 2000 com mais de 4 mil votos. Em 2004, foi reeleito com praticamente 10 mil votos. Atualmente, é presidente municipal do PT.
Como é a atuação do PT na Câmara de Vereadores de Curitiba?
Em todo o Brasil, o PT tem como característica construir uma atuação coletiva de bancada. Essa forma de atuação começou desde a eleição da primeira bancada de oito deputados federais da nossa história e, a cada nova eleição, a prática se espalhou pelo Brasil. Esse também é um hábito que adotamos em Curitiba. Nós discutimos as questões orçamentárias de forma conjunta e somos a bancada que tem mais projetos coletivos apresentados, respeitando a individualidade de cada vereador, é claro. Graças a esse diálogo e entendimento, em 99% das votações a bancada petista vota fechada.
Como é a chapa de vereadores que concorre nas eleições desse ano?
Essa é a maior chapa de vereadores que o PT já lançou e nós estamos muito felizes. Isso mostra a força do Partido dos Trabalhadores em Curitiba e também indica a formação de novas lideranças petistas em todas as áreas de atuação política. Temos, por exemplo, 14 candidatos que são professores, um grande número de representantes ligados à saúde, outros relacionados com a defesa dos portadores de necessidades especiais ou com a luta LGBT, temos mulheres, representantes da terceira idade, da juventude, da segurança e assim por diante. Isso mostra a diversidade de candidaturas que alcançamos. E é essa diversidade que fortalece cada vez mais o nosso partido.
O PT sempre buscou essa diversidade? Buscou representar todos os segmentos?
Essa é uma característica do PT. Desde 1988, quando pela primeira vez o PT elegeu vereadores em Curitiba, o perfil dos nossos parlamentares demonstra essa diversidade. Por exemplo, atualmente nós somos cinco vereadores eleitos, três homens e duas mulheres. Já chegamos a ter uma bancada hegemonicamente de mulheres. Hoje dos 38 vereadores de Curitiba apenas cinco são mulheres, sendo que dessas, duas são do PT. Isso é uma demonstração da nossa diversidade. Temos nos nossos quadros desde profissionais liberais até lideranças sindicais, religiosas, comunitárias. A própria vida do presidente Lula é uma demonstração da diversidade do PT. No nosso partido, um operário, um sindicalista, pode sim ser presidente da República.
Como é feita a preparação dos candidatos a vereador do PT?
A vida partidária no PT é bastante intensa fora do período eleitoral e isso já é um processo de formação por si só. Além do mais, quando alguém se candidata para ser vereador pelo PT, assina um termo de compromisso do vereador petista, que é um conjunto de compromissos públicos assumidos com o Partido e a comunidade. Por isso, votar em um parlamentar petista é votar em alguém que conhece o verdadeiro papel do vereador e que está comprometido com a população e com os princípios que norteiam o PT.
Porque Curitiba merece ter mais vereadores do PT?
Primeiro, porque os vereadores do PT sempre se destacaram. Tanto é que hoje todos os nossos ex-vereadores exercem funções muito importantes no Brasil. O Jorge Samek é diretor de Itaipu. O Dr. Rosinha é presidente do Parlamento do Mercosul e é considerado o parlamentar de maior influência na América Latina. O Silvio Miranda, que não está mais exercendo cargo político, é médico e destaque na área sanitária. A Zélia Passos é referência em segurança alimentar e nutricional. O Stica é diretor-administrativo da Sanepar e participa diretamente do avanço na área de saneamento promovido pelo PAC. O Tadeu Veneri é nosso líder na Assembléia Legislativa e o Vanhoni está em Brasília representando nosso Estado. O conjunto dos nossos vereadores tem extrema importância. Eles deixam uma marca não só na Câmara, mas também na sociedade.
Além disso, ao acompanhar as seções da Câmara, observa-se que os nossos vereadores são os mais presentes, participando das comissões e apresentando o maior número de projetos. Quer dizer, uma bancada forte, com um número maior de vereadores petistas, é muito importante para a nossa cidade. Significa seriedade e responsabilidade com as mudanças que Curitiba tanto precisa.