Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

 

 

 

 

 
 

 

“A sina de ser cidade
Dobra a esquina da memória
Vira enigma
E se ilumina
Assim a cidade se imagina.”
(Alice Ruiz)

 
Mais de 200 técnicos, pesquisadores, militantes dos movimentos sociais, professores e estudantes estiveram envolvidos na elaboração do plano de governo defendido por Gleisi Hoffmann. O PT sempre contou em todas as eleições com a atuação voluntária de pessoas que tem experiência em diferentes áreas e que apostam em um programa alternativo de governo. Mirian Gonçalves, advogada militante do PT, foi responsável pela coordenação do PAG.

 

 Como o plano de governo foi construído e de que forma a militância participou da elaboração?

O Programa de Governo foi constituído a partir dos princípios do Partido. Desde o ano passado, quando houve a primeira eleição do GTE, a coordenação do PAG visitou todas as zonais do PT para entregar levantar dados sobre a realidade dos bairros. Aproveitou-se também o material resultante das caravanas realizadas por Gleisi e sua assessoria técnica em todas as regionais de Curitiba. A partir dos resultados obtidos, com auxílio do grupo de Tecnologia de Informação, organizou-se o cruzamento dos dados e definiram-se áreas de atuação. Estas foram divididas em 21 grupos temáticos: abastecimento, segurança alimentar e nutricional; assistência social; cultura e arte; tecnologia da informação e inclusão digital, desenvolvimento econômico, infra-estrutura e turismo; economia solidária; educação; educação e proteção à infância e adolescência; esporte e lazer; habitação; meio-ambiente; prospecção de programas internacionais de investimento; saúde; segurança pública; trabalho e renda; grupos sociais (mulheres, glbtt; portadores de deficiências; terceira idade, afrodescendentes e juventude); gestão pública; mobilidade urbana; plano diretor e urbanismo, região metropolitana.

A idéia foi sempre a obter-se a transversalidade entre todas as áreas, a cidade como um todo. E assim começamos a organizar os grupos contando com os militantes que já fazem parte dos grupos permanentes de trabalho e também especialistas na área.

Foram realizados seminários e encontros com experiências trazidas de outras partes do país. Também companheiros dos grupos foram a outros locais considerados excelência no tema, como habitação em Santo André, segurança-pública em Diadema. A Coordenação do PAG também viajou a São Paulo, e conheceu a rica experiência do Instituto Florestan Fernandes e de sua presidenta Maria Teresa Augusti, que há mais de 40 anos realiza programas de governo para o PT em todo o país. Recebemos em Curitiba companheiros colaborados como Rosana Denaldi, Gilmar Carneiro, Ângela Schwengber, prefeito de Diadema José di Filippi, Ronaldo Teixeira, Márcia Lopes.

A primeira fase – diretrizes – foi concluída e divulgada em uma cartilha, durante a homologação da candidatura de Gleisi Hoffmann à Prefeitura de Curitiba, em junho de 2008. As equipes ganharam corpo e as discussões foram mais periódicas, resultando nas propostas apresentadas. A candidata e a equipe de comunicação participaram de várias reuniões com cada grupo e ao mesmo tempo, reuniões de interfaces foram realizadas com grupos afins com o objetivo de buscar a transversalidade das propostas.

De que forma o PAG da Coligação “Curitiba para Todos” se diferencia das outras propostas que concorrem à Prefeitura?

Acho que duas coisas são fundamentais nesta construção que a diferencia das demais: foi feita pela militância e colaboradores. Chegamos a ter mais de 200 companheiros voluntários participando, cada um dentro das suas possibilidades. Não se trata de um plano eleitoral, mas um programa alternativo de governo. Foi feito para ser executado, com todas as suas propostas, cartas compromissos e metas, adotando-se plenamente o conceito de democracia e a garantia de participação coletiva.

Quais são os principais destaques nesta proposta?

Destaco algumas propostas elaboradas:

Habitação – Casa solidária e Casa nova

Segurança – Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM); Observatório Municipal da Violência e Polícia Comunitária.

Saúde – Centro Municipal de Desintoxicação de Saúde; Farmácias Populares, principalmente nas unidades básicas ou terminais de ônibus; criar nove CEU’s e novos laboratórios de próteses; criar a Rede Distrital de Atendimento de Especialidades e Consórcio Metropolitano de Saúde.

Educação – oferecer um programa de gestão conceituada na “Cidade Escola”; possibilitar o ensino fundamental integral para todos; ampliar o horário das crianças nos CMEI’s, com funcionamento de doze horas; garantir a participação do profissional de educação tanto na elaboração, na gestão das propostas e no resgate da identidade coletiva do professor.

Desenvolvimento Econômico – implantar o (BDEC) Banco de Desenvolvimento Econômico de Curitiba; instituir o Escritório do Pequeno Negócio; Programa Curitibano de Economia Solidária (ECOSOL); Programa de Agentes Públicos de Desenvolvimento Local (PROAP).

Turismo – Criar revista periódica para distribuição nos grandes centros do país, co-produzidas pelo município e entidades parceiras; ofertar gratuitamente informações turísticas, mapas, formas de mobilidade e outros.

Cultura – Assessoria Cultural de “Fio a Pavio”; implantar Gravadora Municipal; Programa Cultura para Juventude.

Transporte e Mobilidade Urbana – implantação do Bilhete Fácil; Eixo Metropolitano; Ciclovias (mais de 100 quilômetros); Curitiba Acessível e o Metrô.

Gestão Metropolitana – Consórcio do Lixo; Programa de Gestão de Bacias Hidrográficas; fomentar as atividades turísticas.

 

 

Assessoria de imprensa PT Curitiba – Ana Carolina Caldas


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51