O vereador Jonny Stica (PT) apresentou hoje (07) à Câmara Municipal um Projeto de Lei denominado “Rios Limpos”, que destina uma verba mensal para a regularização das ligações irregulares de esgoto em Curitiba. “A administração municipal recebe todos os meses cerca de R$ 235 mil da Sanepar pelo contrato de concessão para exploração de serviços. Queremos vincular esse dinheiro à fiscalização da rede de esgoto”, explica Jonny.
Segundo o parlamentar, tanto a Sanepar quanto a Prefeitura fazem a vistoria das ligações, mas cabe à Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, fazer a fiscalização, notificação e aplicação de multa em caso de irregularidade. “Mas esse serviço não está sendo realizado a contento. Destinando a verba paga pela Sanepar, a administração teria como fiscalizar 6.000 residências mensalmente, vencendo a demanda de toda a cidade em cinco anos”, diz o vereador.
“É hora de parar de procurar culpados. A verba existe. Basta aplicá-la para salvar nossos rios. Além da educação ambiental para que as pessoas não joguem mais lixo neles, a Lei dos Rios Limpos, na prática, acaba com o lançamento de esgoto sanitário nas galerias de águas pluviais”, avalia Jonny.
Contato para a imprensa:
Diogo Dreyer 41 8814-5370
Assessoria do gabinete do vereador Jonny Stica