Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

Prefeitura distribui carta aos pais de alunos da rede pública
A Prefeitura de Critiba está distribuindo uma carta aos pais de alunos da rede municipal de ensino. O texto diz, entre outras coisas, que todas as escolas e creches municipais estarão abertas nesta quarta-feira (15). O Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba respondeu a carta ponto a ponto. Confira o texto divulgado no site da entidade:Entregue os panfletos nas escolas
A direção do Sismmac sugere aos professores que baixem o arquivo com o panfleto para comunicar pais e alunos sobre a greve (no site www.sismmac.org.br), reproduzam cópias (sem usar estrutura material da escola) e entreguem aos estudantes. Pode ser em sala de aula. Não há nada que proíba a distribuição da mensagem dentro do colégio, pois é dever dos trabalhadores informar e é direito dos pais e alunos serem informados. Caso contrário, quem vai cuidar dessas crianças?

Melhor educação
O texto oficial diz que Curitiba tem o melhor ensino público do país. É preciso informar sob quais condições professores/as conseguem dar qualidade ao ensino público municipal, mesmo se sentindo desvalorizados/as.

Enfrentamos salas superlotadas, não temos tempo suficiente para realizar estudos e preparar nossas atividades; pedagogos/as também precisam de hora-atividade, faltam profissionais em diversas modalidades de ensino e muitas outras reivindicações precisam ser atendidas.

Investimento
A PMC diz também que em cinco anos quase dobrou o investimento em Educação. Então, por que não aceitou elevar para 30% dos impostos o investimento na Educação, obrigando futuros governos a aplicar esses recursos?

Reajuste
“Em abril, todos os servidores municipais tiveram aumento de 6,5%, com ganho real acima da inflação”, diz a PMC. Acima da inflação foram somente 0,25% e ganho real só será obtido depois que forem recuperadas as perdas de 14,61%.

Aumento de 66,11%?
“Desde 2005, (…) foram cinco reajustes salariais que, somados com outros benefícios, resultaram em ganho real médio de 66,11%”, afirma a administração municipal. Ressaltamos que este aumento não foi linear (não alcançou a todos) e estão incluídas aqui correções na tabela salarial feitas para resolver distorções provocadas pela própria Prefeitura.

Auxílio-refeição
“Com o auxílio (refeição) o servidor terá direito a R$ 6,39 a mais para cada dia de trabalho.” Sobre esta afirmação não há o que comentar, pois professor algum receberá agora, nem em 2010, nem em 2012, a não ser que conquiste com a greve.

Condições de trabalho
“Foram asseguradas aos profissionais da educação a participação em cursos de capacitação, licença para mestrados e doutorados e uma série de medidas que deram melhores condições de trabalho. (…) Também foram garantidos horários para os educadores à hora-permanência (…)”, diz o comunicado.

Este tópico é um primor, pois para fazer cursos, professor perde boa parte da hora-permanência e depois precisa trabalhar à noite ou finais de semana em casa para preparar aulas, corrigir provas, etc. É preciso que o governo se ajuste à Lei do Piso e amplie já a hora-atividade para 33% da jornada.

Diálogo
Segundo o texto, “a Prefeitura de Curitiba tem se mantido permanentemente aberta ao diálogo”. Mas ressaltamos que o diálogo precisa evoluir para se concretizar numa proposta de recuperação das perdas históricas.

Valorização
Por fim, se a Prefeitura reconhecesse e valorizasse de fato a dedicação dos profissionais do ensino municipal daria respostas mais efetivas às necessidades dos profissionais e da própria educação municipal. Este é o objetivo maior da nossa greve.

Sismmac

 


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51