Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

Curitiba está com inscrições abertas até o dia 29 de agosto para o 2º edital para Pontos de Cultura, no convênio estabelecido entre o Ministério da Cultura e a Fundação Cultural de Curitiba. Todas as iniciativas comunitárias de caráter cultural podem se inscrever. 

  Ao entender a cultura como parte constitutiva da formação do ser humano, o Governo Federal vem apoiando as manifestações culturais existentes no país, potencializando suas atividades e suas produções. Segundo o Ministro da Cultura Juca Ferreira “os Pontos de Cultura são espaços em permanente efervescência, criação e reflexão, e acabam cumprindo funções indispensáveis para o desenvolvimento brasileiro, não só na formação cultural, mas também no fortalecimento da cidadania. Indivíduos mais aptos a criar do que a assimilar, a agir do que a reagir, a compreender do que a entender, são indivíduos também mais aptos a participar de forma efetiva e consciente na história de nossa república. Cabe portanto, ao Estado Brasileiro zelar para que os cidadãos sejam, de um lado, produtores mais ativos da cultura que criam e, de outro, receptores mais críticos da cultura que assimilam.”

Bons exemplos: 

No 1º semestre de 2009, foram selecionados pelo 1º edital de Curitiba, nove Pontos de Cultura que abrangem propostas que vão do hip hop à valorização do folclore. A Associação Malasartes é uma das entidades contempladas. Sua proposta de trabalho, além da experiência de mais de 15 anos na área de arte-educação, é um importante exemplo do que defendeu Gilberto Gil quando lançou esta proposta de incentivo. “No sentido de que toda política cultural não pode deixar nunca de expressar aspectos essenciais da cultura desse mesmo povo. Mas, também, no sentido de que é preciso intervir. Não segundo a cartilha do velho modelo estatizante, mas para clarear caminhos, abrir clareiras, estimular, abrigar. Para fazer uma espécie de “do-in” antropológico, massageando pontos vitais, mas momentaneamente desprezados ou adormecidos do corpo cultural do país. Enfim, para avivar o velho e atiçar o novo.” Gilberto Gil – discurso de posse como Ministro da Cultura 02/01/2003.

Os arte-educadores que coordenam a Malasartes desenvolvem ações itinerantes em escolas promovendo experiências culturais, intercâmbio de vivências e resgate de manifestações artísticas de tradições populares. Através de antigas histórias, brincadeiras de roda, brinquedos artesanais, cantigas e folguedos, oportuniza-se  a integração entre jovens, crianças e adultos. Segundo Luiz Teixeira, diretor artístico da entidade, “revitalizando iniciativas, desbloqueando canais de expressão, numa acupuntura sócio-cultural é que buscamos ativar junto às escolas públicas e privadas a vivência artístico-cultural, os pontos de expressão adormecidos e levar alternativas para problemas como a monotonia, falta de acesso a novos saberes e a carência na  formação dos professores nesta área.”  O trabalho já desenvolvido pela associação baseia-se na realização de oficinas nas escolas, priorizando os seguintes focos: ludicidade, musicalidade, oralidade, memória oral e gestualidade.

Saiba mais sobre a experiência e trabalho da Associação Malasartes e sobre outros pontos de cultura selecionados no 1º edital –  no blog do deputado federal Angelo Vanhoni www.vanhoni.wordpress.com

 


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('synced') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51