O Programa de Segurança com Cidadania (PRONASCI) lançado pelo Governo Federal em 2007 e que tem como meta implementar ações preventivas na área da segurança pública em regiões metropolitanas do Brasil, será debatido, no dia 17, pela Comissão de Segurança Pública e Defesa do Cidadão da Câmara Municipal. A sugestão foi apresentada pelo vereador Pedro Paulo, vice-líder da bancada do PT e membro da Comissão. Segundo o parlamentar, “o objetivo do encontro é conhecer as ações que serão implementadas na cidade e quando serão iniciadas”.
O Governo Federal liberou cerca de R$ 5,4 milhões para a execução do PRONASCI em Curitiba, mas o recurso aguarda procedimentos licitatórios para que seja aplicado. Segundo informações do vereador o prazo para o início já foi prorrogado uma vez e deve expirar em novembro deste ano. “As ações do programa devem envolver mulheres, jovens e lideranças comunitárias no processo de mobilização contra a violência”, explica.
Segundo levantamento divulgado pela ONU, a capital paranaense é a sétima dentre as capitais em número de homicídios entre jovens. O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA) projeta que até 2012 cerca de 700 jovens devem ser vitimados fatalmente pela violência na cidade.
A reunião extraordinária da Comissão de Segurança da Câmara está marcada para setembro e contará com a presença de coordenadores do PRONASCI em Curitiba, Secretaria Antidrogas, Secretaria de Defesa Social e Conselheiros Tutelares.
Assessoria de imprensa PT Curitiba Ana Carolina Caldas