Nesta quinta, 17, durante a reunião da Comissão de Segurança e Cidadania da Câmara Municipal , os secretários Fernando Franscischini ( Antidrogas) e Itamar dos Santos (Defesa Social) assumiram o atraso nas licitações, bem como pedido de prorrogação para o funcionamento de todos os programas do Pronasci. Convidados para dar explicações sobre os recursos não utilizados desde 2008, ambos informaram e se comprometeram que o processo licitatório sai até início de novembro. Para o Vereador Pedro Paulo, “a reunião foi positiva, porém ficou claro que o Município não tinha antes do Pronasci planejamento para a área de segurança, tendo em vista todos estes atrasos.”. O Secretário de Defesa Social e coordenador municipal do Pronasci, Itamar dos Santos, chegou a reconhecer que o poder público municipal não atuava nesta frente. “Antes não éramos atores na área da segurança pública. Com a chegada do Pronasci começamos a pensar nos programas de prevenção.” afirmou Santos.
Francischini apenas argumentou que os programas serão desenvolvidos a tempo, porém, quando inquirido pelos vereadores sobre a possibilidade de “embargo” dos recursos para 2010, caso não ocorra a licitação, não soube responder. Pedro Paulo informou que a bancada de oposição espera o cumprimento do prazo para a licitação. “Desta vez eles foram convidados, agora se mais este recurso, assim como o do Projovem for perdido, iremos convocá-los. A população curitibana não pode mais ser prejudicada.”
Onde está o Pronasci?
Assistindo a reunião estavam presentes entidades, movimentos sociais e também moradores do Sitio Cercado, bairro que segundo os secretários “já vem sendo assistido por programas do Pronasci”. Os moradores presentes indagaram onde estes programas estavam acontecendo.