O pedido de convocação do secretário municipal do Trabalho e Emprego, Jorge Bernardi, e do procurador geral do município, Ivan Bonilha foi derrubado na sessão desta terça-feira (22) na Câmara Municipal de Curitiba pelos vereadores que formam a base de apoio ao prefeito Beto Richa. Os vereadores da oposição queriam informações oficiais da Administração Municipal sobre os motivos que levaram à perda de recursos do Projovem Trabalhador.O Ministério do Trabalho cancelou o contrato, porque a Prefeitura não cumpriu os prazos previstos no cronograma. Cerca de R$ 5,5 milhões – referente às duas primeiras parcelas de um total de mais R$ 9 milhões – que já estavam disponíveis para a Prefeitura executar o projeto na cidade foram devolvidos na sexta-feira (18). Os sete mil primeiros inscritos vão conseguir participar do programa de qualificação profissional no ano que vem, mas Curitiba perdeu a chance de renovar o convênio com o Governo Federal.
Com isso, pelo menos outros sete mil jovens deixarão de ser atendidos. Em outras palavras, Curitiba poderia oferecer qualificação profissional para, pelo menos, 14 mil jovens, mas vai ser possível atender apenas a metade desta população. “É interessante lembrar que 14 mil jovens representam a metade dos desempregados na faixa etária dos 18 a 24 anos em Curitiba”, lembra a líder do PT na Câmara Municipal, vereadora Professora Josete.
Além disso, as regras do programa estabelecem que, se 30% dos jovens que recebem a formação ingressarem no mercado de trabalho mais recursos são enviados para as prefeituras e, consequentemente, mais vagas podem ser abertas no momento da renovação do projeto.
“Curitiba foi a única capital do país a ter o convênio cancelado; o mínimo que a Prefeitura poderia fazer era explicar o que, de fato, aconteceu”, afirma a parlamentar. “Outra pergunta que permanece sem resposta é como a Prefeitura pretende atender os outros sete mil jovens que não vão ter acesso aos benefícios oferecidos pelo Projovem Trabalhador?”, questiona Josete.
Assessoria de Imprensa do mandato da vereadora Professora Josete