Nesta quarta-feira (30) a ministra chefe da Casa Civil Dilma Roussef esteve em Curitiba. No roteiro, no final da tarde, Dilma visitou o Hospital Erasto Gaertner, em uma agenda organizada por Gleisi Hoffmann, presidente do PT Paraná, para conhecer o Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (Ibeg), pioneiro no desenvolvimento e fabricação de cateter implantável, produto similar ao utilizado pela Ministra durante seu tratamento contra o câncer. O cateter é utilizado na administração de medicamentos quimioterápicos, antibióticos e nutrientes.
Acompanhada pelos ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e José Pimentel (Previdência), pela presidente do PT do Paraná Gleisi Hoffmann, deputada estadual Luciana Rafagnin, deputado federal Angelo Vanhoni, pela secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelo governador Roberto Requião.
A ministra Dilma foi recebida pelo Coral da Rede Feminina de Combate ao Câncer e homenageada por uma criança que utiliza o cateter em seu tratamento. “Já é difícil para um adulto encarar o câncer e, quando vemos uma menina dizer que está ali inteira e muito feliz, é muito comovente, muito forte para mim”, afirmou.
“O povo brasileiro é muito generoso, respeitoso e carinhoso. Recebi muitos sinais de solidariedade. Essa cerimônia me emocionou bastante porque algumas coisas que foram ditas aqui são muito verdadeiras, tocam quem passou por isso”, disse Dilma referindo-se ao câncer enfrentado por ela. “Entro neste hospital e o que eu sinto é um local de cura, onde se usa a ciência, o humanismo e o afeto. Só assim combatemos o câncer”, destacou.
Ainda na quinta-feira, Dilma participou da abertura do Congresso Nacional dos Fundos de Pensão, que aconteceu também em Curitiba.
Na segunda-feira (5) Dilma Roussef retorna ao Paraná, desta vez para Londrina, vai assinar o contrato do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, que prevê, inicialmente, a construção de mais de duas mil casas.
Foto: Agência Estadual de Notícias
Foto Thea Tavares