Curitiba: Famílias reclamam de lentidão em obras da CohabAnsiedade dos moradores pela relocação é grande
Vereadores integrantes de grupo composto por membros das comissões de Urbanismo e Obras Públicas e de Segurança Pública e Defesa da Cidadania visitaram na quinta-feira (12), famílias que residem em áreas de risco e contempladas pelo PAC Habitação, no bairro Ganchinho, em Curitiba.
A Câmara criou uma relatoria especial para acompanhar, fiscalizar e cobrar agilidade na execução dos projetos aprovados responsabilidade da Prefeitura Municipal de Curitiba, através do COHAB-CT.
Segundo matéria do jornal Gazeta do Povo, que motivou a criação da relatoria especial, dos projetos aprovados e iniciados em abril de 2008, apenas 30% estão concluídos. Famílias beneficiadas também reclamam de falta de informações e desconhecimento sobre projetos executados pela Cohab.
Os vereadores Pedro Paulo (PT), Omar Sabbag (PSDB) e Tico Kuzma (PSB) conversaram com lideranças locais e famílias residentes próximas ao Ribeirão dos Padilhas, na Moradias 23 de Agosto, bairro Ganchinho. Uma delas foi Nathália do Santos Cavalheiro (foto), de 72 anos, cuja história foi retratada em matéria da Gazeta do Povo. Dona Natália falou aos vereadores que é atendida pela FAS toda vez que tem enchente. “Eles me levam para a casa do meu filho na Fazenda Rio Grande e me trazem de volta. O problema é que os netos perdem a escola toda vez que isso acontece. Tô esperando a relocação para a casa no Jandaia, por que ainda continuo morando do lado do rio”, contou.
“Nossas casas estão em precárias condições”, alegou Andréia Cristina Eufrásio, 29 anos, vizinha de dona Nathália. Os moradores também alegam dificuldades de comunicação com a equipe da Companhia de Habitação Popular (Cohab – CT), responsável pela execução das obras dos projeto do PAC Habitação.
“Estamos constatando que há realmente um atraso considerável na execução das obras o que põe em risco a segurança destas famílias. Vamos cobrar explicações à Cohab, até porque os recursos já estão liberados”, comentou o vereador Pedro Paulo, membro relator do grupo de vereadores.
Os parlamentares também visitaram o loteamento Moradias Jandaia e conversaram com trabalhadores envolvidos na construção das casas, destinadas para os habitantes das áreas próximas às bacias do Ribeirão dos Padilha. As casas estão sendo construídas, mas boa parte ainda não está concluída.
Além de monitorar o andamento das obras, os vereadores pretendem buscar informações sobre projetos da Cohab-CT para as famílias que vivem em áreas de risco, o número e prazos para a entrega das unidades habitacionais já aprovadas, empresas responsáveis pelas obras e recursos empregados. A relatoria especial já solicitou à Cohab e CEF, detalhes sobre o andamento do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, em Curitiba. A previsão inicial é que através deste programa sejam construídas 12 mil moradias para famílias com renda até 3 salários minímos.
Depois de visitadas as áreas beneficiadas pelo PAC Habitação, os vereadores marcarão reunião com diretoria da COHAB-CT e da Caixa Econômica Federal.
Informativo Vereador Pedro Paulo
Foto: Andressa Katriny