Antes integrada apenas pelo PT e pelo PMDB, a bancada oposicionista conta agora com vereadores do PDT e do PSC, que fazem coligação pró Osmar
Os vereadores de Curitiba voltaram ontem ao trabalho num novo cenário de correlação interna de forças políticas. A oposição dentro da Casa cresceu por conta da campanha eleitoral para o governo. Antes integrada apenas pelo PT e pelo PMDB, a bancada oposicionista conta agora com vereadores do PDT e do PSC – partidos que fazem parte da coligação em prol da candidatura de Osmar Dias (PDT) para o governo do Estado e de Gleisi Hoffmann (PT) para o Senado.
Pensando no fortalecimento da bancada, os nove vereadores de oposição deverão se reunir amanhã para debater uma nova estratégia de ação, definindo temas importantes para Curitiba. “A intenção é pressionar o novo prefeito Luciano Ducci (PSB) a entender as reais necessidades de Curitiba, para que possamos crescer juntos”, disse o vereador Pedro Paulo (PT).
Entre os temas que serão trabalhos estão o do lixo (a situação do Aterro da Caximba) e do transporte coletivo (declaração urgente do resultado da licitação). “Nós acreditamos numa postura diferente de Luciano Ducci destes temas que são essenciais para Curitiba. Queremos que ele ouça mais os municípios da Região Metropolitana de Curitiba para traçar definições importantes, como a do lixo e a do transporte coletivo. Não queremos endurecer porque achamos que ele saberá ter uma postura diferenciada, ouvindo mais a oposição”, ponderou o vereador petista. Luciano Ducci é do PSB – partido que nacionalmente faz parte da aliança de Dilma Roussef para a presidência da República.
Ontem, na sessão de retomada dos trabalhos legislativos, Ducci falou que deverá ter uma relação franca com os vereadores de Curitiba. Ele garantiu que todos os parlamentares terão direito às emendas individuais e coletivas do Orçamento municipal para 2011 e garantiu que obras essenciais serão realizadas até o final de seu mandato como a remodelação do anel central de Curitiba (com novos sistemas de semáforos e de pavimentação, gramados nas calçadas para melhoria do sistema de impermeabilização) e a construção de uma trincheira na rua Francisco Hagamenon dos Santos – que liga o Jardim das Américas ao Uberaba.
Participaram da sessão plenária ontem 32 dos 38 vereadores de Curitiba. A plenária ocorreu no Anexo II por conta das obras de reforma do prédio principal, que foi construído em 1893 e já apresentava uma série de rachaduras e infiltrações.
Luciana Pombo / matéria publicada no Jornal do Estado da edição de terça-feira (03)