Ontem (12), a candidata ao Senado Gleisi Hoffmann (PT) visitou o Hospital do Trabalhador (HT), acompanhada de Karen Rocha Loures, esposa do candidato a vice-governador do Estado, Rodrigo Rocha Loures (PMDB). Gleisi ficou impressionada com os avanços obtidos na instituição nos últimos anos.
O diretor-geral do hospital, Geci Labres de Souza Junior, disse que a reestruturação foi possível graças a uma nova forma de gestão, aliada aos recursos provenientes do Governo Federal, por meio do QualiSUS.
Tecnologia de ponta
Um dos avanços conquistados pelo hospital foi a implantação de um heliponto, que permite mais agilidade nos atendimentos de alta complexidade. O diretor da instituição explicou que, por meio de um elevador hidráulico, o paciente é levado diretamente ao centro cirúrgico. Além dessa inovação, o HT recebeu novos equipamentos, como tomógrafos, aparelhos de ecografia e raios-X.
Uma parceria que o HT mantém com a Universidade Tuiuti do Paraná também permitiu a revitalização do setor de fisioterapia da instituição. Agora, todo o atendimento necessário para a recuperação do paciente é feita dentro do próprio hospital, permitindo o acompanhamento contínuo desde o início até o final do tratamento.
A gestão da instituição também foi responsável por elevar o HT em um patamar de referência. Sendo integrante do SUS (Sistema Único de Saúde), o hospital é administrado através de uma parceria firmada pelo Governo do Estado, Prefeitura de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a Funpar – fundação de apoio à universidade. “Isso é uma prova concreta de que a gestão pública dá certo”, comentou Gleisi.
Mais avanços
Souza destacou que a ideia é investir ainda mais no HT, para que, em 2014, ele esteja preparado para atender as urgências e emergências que surgirem durante a Copa do Mundo, na qual Curitiba deve ser uma das sedes. Como parte desse projeto, ele disse estar articulando, junto à Secretaria Estadual de Saúde, a aquisição um terreno localizado ao lado da instituição, o que permitirá a ampliação das instalações do hospital.
Gleisi acredita que o Hospital do Trabalhador pode alcançar ainda mais conquistas. “Estive no HT há dois anos, mas agora o hospital está melhor estruturado. É impressionante o trabalho que está sendo feito por aqui. Defendo a ideia de que a instituição deva obter mais recursos, para que consiga alcançar suas metas e possa contribuir cada vez mais com a qualidade de vida da população”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Imprensa Gleisi Hoffmann – Senadora 131