Um projeto de lei, em tramitação na Câmara de Vereadores de Curitiba, prevê a instalação de bancos nos pontos de ônibus da capital. A proposta é da vereadora Professora Josete (PT). Ela quer que sejam colocados assentos para os usuários do transporte coletivo semelhantes aos que já existem em pontos de táxi.
A autora propõe que as mudanças fiquem a cargo da prefeitura e da empresa que tem a concessão para explorar os pontos. O recurso para a implantação dos bancos viria, de acordo com o projeto, da arrecadação do aluguel dos espaços publicitário nos pontos.
“É um desconforto para as pessoas esperarem o ônibus em pé. Temos uma população de idosos e pessoas com mobilidade reduzida e é necessário se preocupar com o bem-estar deles, além de beneficiar a população em geral”, justificou a vereadora.
O projeto precisa ser aprovado pelas comissões e pelo plenário da Câmara, para depois seguir para a sanção do prefeito. Se a proposta for aprovada, e mesmo assim for descumprida, a concessionária será multada em R$ 500 por dia de atraso na instalação dos bancos.
site gazeta do povo