Foi homologada na tarde desta terça-feira (06), a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB).
Curiosamente, a CPI foi homologada pelo próprio acusado, que ainda não se afastou do cargo.
Por iniciativa da vereadora Professora Josete, diversos vereadores chegaram a protocolar um requerimento solicitando que a homologação fosse feita pelo primeiro vice-presidente, Sabino Picolo (DEM), por considerarem Derosso moralmente impedido para tanto. No entanto, antes do requerimento ir à votação em Plenário, Derosso já havia homologado a CPI.
“Se Derosso não tivesse feito, eles precisariam aprovar o nosso requerimento e a CPI seria homologada de qualquer forma”, comentou Professora Josete.
Também na tarde de hoje, a vereadora Nely Almeida (PSDB), decana da CPI, convocou a primeira reunião da Comissão para segunda-feira (12), às 13h30.
Professora Josete já confirmou presença na abertura dos trabalhos da Comissão. “Vamos acompanhar os trabalhos de perto e continuar apurando as informações que chegam até o nosso gabinete; pretendemos auxiliar os integrantes da CPI com novos dados e apontar para investigações possíveis”, garantiu a vereadora.