Mais de 60 pessoas demonstraram vontade em concorrer pela chapa proporcional petista
O PT de Curitiba realizou esta semana a segunda reunião com os pré-candidatos a vereador e vereadora pelo partido nas eleições deste ano. Mais de 60 pessoas demonstraram estar interessadas em disputar uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba pela chapa proporcional do Partido dos Trabalhadores. A reunião de terça-feira (24) teve por finalidade orientar esses militantes a respeito do calendário eleitoral e iniciar um trabalho de formação específico, voltado para abastecer de informações esses pré-candidatos sobre a gestão das políticas públicas municipais e os compromissos de um representante dos interesses da população.
De acordo com o regulamento aprovado pelo Diretório Nacional do PT e pela Comissão Eleitoral Nacional para as prévias e encontros municipais em 2012, o período de inscrição das pré-candidaturas a vereador(a) pelo PT deverá se iniciar no próximo dia 30 de abril, devendo se estender por pelo menos 14 dias. Todos os petistas, filiados até o dia 7 de outubro de 2011, devem formalizar seu pedido de pré-candidatura junto à comissão municipal eleitoral, que avaliará a documentação apresentada pelos candidatos e observará alguns critérios especificados nos artigos 44, 45, 46 e 47 do regulamento nacional. O pedido de indicação da pré-candidatura deverá ser acompanhado da assinatura de pelo menos três dirigentes municipais do partido, um núcleo, um diretório zonal ou 2,5% do total de filiados que participaram do último encontro municipal.
Compromisso do candidato petista
Os pré-candidatos petistas a vereador e vereadora participarão também, no dia 12 de maio, de um encontro com caráter formativo. Por meio de três oficinas temáticas, eles serão preparados para a missão que terão pela frente, em consonância com os compromissos de um candidato petista. A primeira oficina será sobre a Legislação Eleitoral. A segunda, sobre a organização dos comitês financeiros e, na terceira, ouvirão as experiências dos atuais vereadores e conhecerão mais do funcionamento do Parlamento Municipal e das atribuições dos vereadores.
“O tamanho da responsabilidade e o nível de compromisso na defesa dos interesses da população exigem que nossos candidatos e candidatas se preparem e se dediquem com afinco à representação popular”, disse a presidenta do PT de Curitiba, Roseli Isidoro.