A candidata à vice prefeita Mirian Gonçalves, na chapa encabeçada por Gustavo Fruet, da Coligação Curitiba Quer Mais (PDT/PT/PV), mostrou a força da mulher no debate dos candidatos a vice-prefeitos, realizado na noite de sábado (18) pela TV Bandeirantes.
Mirian foi propositiva, ressaltou o orgulho por Curitiba sem deixar de apontar as falhas da atual gestão. Iniciou o debate comentando sobre o tema emprego. A candidata à vice prefeita destacou os mais de 11% de desempregados entre os jovens de 16 a 24 anos, em Curitiba. “É preciso pensar em uma política para o município. Dialogar com diferentes atores de forma tripartite. Identificar as prioridades das indústrias, do comércio, dos serviços”, salientou.
No decorrer do debate, Mirian propôs o Gabinete de Gestão Integrada sob responsabilidade direta do prefeito para melhorar a segurança em Curitiba. A capital é considerada a sexta mais violenta do país, conforme o Instituto Sangari. “O gabinete será composto por profissionais de diferentes secretarias como da saúde, de segurança, de educação, de esporte e lazer, de cultura. Vamos tratar do problema de forma holística e preventiva. Esta é a responsabilidade do município”.
Um dos problemas de segurança apontados pela candidata foi o alto índice de estupros na capital Ao todo, apenas em 2011, foram 2222 casos de estupros contra as mulheres, de acordo com os números apresentados à CPMI das Mulheres.
Na área da saúde, a candidata à vice prefeita criticou a atual gestão que cumpriu totalmente apenas 3 das 14 promessas registradas em cartório. Mirian apresentou uma das propostas que é enfatizada pelo candidato a prefeito, Gustavo Fruet, a construção de dois hospitais, um específico da mulher e outro na região norte da cidade.
A candidata reforçou a aliança propositiva do PT, seu partido, com o PDT e o PV. “Fico muito feliz de estar ao lado do Gustavo nesta caminhada. Agradeço muito ao PDT por nos indicar o melhor candidato, com as melhores propostas para Curitiba e ao PV por trazer as melhores ideias para uma cidade sustentável. Agradeço aos militantes do PT”, concluiu Mirian Gonçalves.