A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, na sessão desta segunda-feira (20), em primeira discussão, projeto que cria a Semana Municipal de Valorização do Educador, a ser iniciada sempre no dia 15 de outubro, data em que é comemorado o Dia do Professor. O projeto prevê que a Secretaria Municipal de Educação organize atividades de capacitação dos profissionais da educação, ciclos de debates, campanhas de divulgação sobre a importância da categoria, além de outras programações artísticas e culturais. A atividade poderá ser realizada em conjunto com escolas, sindicatos de trabalhadores, associações de pais e mestres e conselhos municipal e estadual de educação.
De acordo com o vereador Pedro Paulo (PT), autor do projeto, a iniciativa como resultado e sugestões acolhidas em seminários e audiências realizados com os trabalhadores da educação. “O objetivo é valorizar os sujeitos da educação, debatendo e avaliando suas condições de trabalho, capacitação, investimentos e políticas públicas para a educação. A sociedade entende a educação como prioridade, é preciso dar consequência ao desejo popular propiciando o debate de todos os temas relacionados ao processo educativo, com destaque para as condições de trabalho dos educadores”, explicou.
O parlamentar comentou ainda sobre a necessidade de que o setor deixe de ser prioridade apenas no discurso e manifestou preocupação quanto à avaliação de Curitiba no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizado pelo Ministério da Educação a cada dois anos e divulgado na última quarta-feira (15). Segundo os dados apresentados, em 2009 a cidade alcançou a nota de 5.7, saltando para 5.8 em 2011. “Embora quase a metade das escolas da rede municipal tenham uma melhor avaliação, perto de 40% delas teve uma redução da nota no IDEB, o que por si deve levar a uma reflexão aprofundada sobre os rumos da educação básica do município”, concluiu.