A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hofmmann, apresentou na tarde da quarta-feira, 22/08, aos integrantes do Fórum Permanente Futuro 10 Paraná e aos parlamentares do Estado o Plano Nacional de Logística e Investimentos, lançando no último dia 15 presidenta Dilma Rousseff, que prevê investimentos de R$ 133 bilhões para a modernização e ampliação da malha rodoviária e ferroviária em nove trechos de rodovias e em 12 trechos de ferrovias. Os investimentos do programa em aeroportos e portos serão anunciados em outra etapa. O objetivo do programa é aumentar a escala dos investimentos públicos e privados em infraestrutura de transportes, tornando mais eficiente o transporte ferroviário de passageiros.
O deputado federal André Vargas que participou da reunião com a ministra Gleisi Hoffmann, destaca que todos os Estados foram contemplados e que não há um plano específico para nenhum deles. “Além de melhorar a infraestrutura em transporte, o plano visa melhorara o sistema de transporte no país, diminuir o custo Brasil e fazer com o país seja de fato competitivo”, afirma o deputado.
Em relação aos investimentos em portos, Vargas afirma que devem ser anunciados entre o dia 12e 15 do próximo mês, após uma viagem de cinco ministros para conhecer a gestão de portos e aeroportos em outros países.
O Paraná vai continuar sendo contemplado. Investimentos do PAC já contemplaram a BR 158 DE Campo Mourão a Roncador, indo até Laranjal; a duplicação da BR 163, de Toledo a Marechal Cândido Rondon e a readequação de todo o trecho do Paraná e a continuidade das obras da BR 153 que vai de Tibagi a Ipiranga, além das ferrovias que o Paraná com o trecho que vai de Maracaju a Cascavel e que deve chegar a Mafra, em Santa Catarina.
Além disso, está prevista as readequações do trecho de Guarapuava a Paranaguá, passando pela Lapa; o trecho de Cianorte a Apucarana, passando por Maringá, que hoje está desativado, mas que haverá um investimento previsto para que o norte do Paraná seja contemplado.
Em relação às críticas de Flávio Arns que afirmou que o Paraná ficou de fora dos investimentos federais, o deputado André Vargas ressaltou que é preciso planejamento, o que não tem ocorrido no Paraná, que não tem apresentado grandes projetos para investimentos. “Faltam projetos estratégicos e o que ocorre agora é uma luta política. Como todos sabem o secretário de Infraestrutura tem discutido somente os projetos do Governo Federal. Nós do Governo Federal que temos feito projetos de rodovias e ferrovias no Paraná, não se projetos estaduais, o que dificulta os investimentos”, critica.
Vargas ressalta que o Paraná sempre será contemplado, um exemplo é a dragagem do Porto de Antonina, que recebeu a licença ambiental para a readequação do terminal portuário com a dragagem do canal. “Em 45 dias deve sair a licença para a dragagem toda, com investimentos de mais de R$ 200 milhões em todo o Porto de Paranaguá. Tentaram tirar um ‘casquinha’, o que não é do nosso feitio. Queremos continuar trabalhando pelo Paraná e pelo Brasil e é esse o trabalho que a presidenta Gleisi Hoffmann vem fazendo junto com a presidenta Dilma”, afirma Vargas.
Em relação aos aeroportos, Vargas afirmou que processo que pode levar à concessão do aeroporto de Londrina poderá ser anunciado na segunda quinzena de setembro, junto com a segunda etapa do plano de investimentos. “Isso faz parte da política nacional. Já foram feitas três concessões: Viracopos, Tom Jobim e Cumbica com uma parceria público-privada. Estamos convencidos de que gestão compartilhada é interessante, mas o governo vai avaliar a viabilidade econômico-financeira e a prestação dos serviços para a população. Confiamos na competência da Infraero, mas algumas coisas podem ser mudadas, especialmente nas áreas de logística e de cargas”, afirmou.
Vargas lembrou que já há previsão de investimentos federais da ordem de R$ 70 milhões para a ampliação da pista do aeroporto de Londrina assim que as desapropriações sejam concluídas, assim como deve ser instalado o tão esperado ILS, tornando o aeroporto viável e permitindo a parceria público-privada.
Autor: Assessoria André Vargas