A candidata à vice prefeita Mirian Gonçalves na chapa com Gustavo Fruet, candidato a prefeito, reuniu-se com lideranças do movimento negro, dos idosos e da educação nesta quarta-feira (5). Na Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (ACNAP), na vila Xapinhal, Sitio Cercado, Mirian conheceu os programas de inclusão social, de cultura e educação da entidade e reforçou o compromisso da Coligação Curitiba Quer Mais de aumentar para 1% os investimentos diretos em cultura. A ACNAP oferta há dez anos cursos pré-vestibulares para afrodescendentes e já aprovou 450 a lunos que ingressaram na UFPR e demais universidades.
Da mesma forma, em encontro com lideranças que discutem os direitos dos idosos, Mirian reiterou o compromisso de prioridade orçamentária absoluta para idosos, além de crianças e adolescentes. “A nossa população vem sistematicamente envelhecendo e não temos políticas públicas adequadas e, principalmente, verbas específicas para os idosos”.
Mirian também esteve com profissionais da educação que reclamaram da falta de segurança nas escolas e imediações e dos recorrentes casos de drogadição entre os alunos. “Estamos perdendo nossas crianças e adolescentes para o tráfico de drogas. Infelizmente Curitiba é a capital do sul do país com maior índice de homicídios nesta faixa etária. Vamos tirá-los das drogas investindo mais em educação, cultura e lazer. Nossa proposta é aumentar de 26% para 30% o orçamento para a educação, injetando mais R$ 100 milhões nesta área”, concluiu.