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Londres tradicionalmente não é uma cidade amiga das bicicletas. Por mais que esse cenário venha mudando nos últimos anos, a capital do Reino Unido tem relativamente poucos adeptos desse meio de transporte no dia-a-dia.

Mas o poder público está trabalhando para que isso mude. A prefeitura de lá anunciou, esta semana, um plano de quase 1 bilhão de libras (2,7 bilhões de reais) para tornar a cidade mais segura aos ciclistas e atrair, assim, mais usuários comuns. Entre outras medidas está um supervia exclusiva para as bicicletas, cruzando a cidade de leste a oeste.

A cidade de Londres costuma estar passos à frente das outras em transporte. Lá, por exemplo, foi construído o primeiro sistema de metrô do mundo. Some-se a isso uma série de outras alternativas, que vão desde uma enorme rede de ônibus até o uso sistemático do Rio Tâmisa e outros canais que cortam a cidade. Ícones como os ônibus de dois andares e os táxis pretos são conhecidos em todo o mundo.

Ainda assim, o município tem um histórico de grandes problemas com o trânsito. Os congestionamentos na área central forçaram uma medida drástica e até hoje polêmica, que foi a criação de um pedágio urbano, em 2003. A taxa diária para quem quer circular de carro dentro de uma área designada da cidade é de 10 libras (cerca de 30 reais).

O investimento previsto é de quase 1 bilhão de libras.

A implantação de um novo sistema para privilegiar os ciclistas mostra que, por mais inovadora que seja, uma cidade nunca pode pensar que está pronta. Sempre há aspectos a serem melhorados e espaço para medidas ousadas.

Comprova, ainda, a importância que uma das cidades mais inovadoras do mundo no transporte público também está voltando seus olhos para as bicicletas. É definitivamente um caminho sem volta. E evidencia, enfim, que não existe uma solução única para o trânsito: a população precisa de alternativas viáveis para ir de um lugar a outro da cidade.

Tudo isso, porém, exige ousadia do poder público. É preciso antecipar tendências e, mais importante, viabilizar as ideias. Que Curitiba siga o exemplo!

Clique aqui para saber mais detalhes de como Londres vê a bicicleta (pdf, em inglês).


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