Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

A Embratur promoveu em Londres a 10ª edição do Goal to Brasil,onde estive representando a Câmara Municipal de Curitiba. O evento, realizado no London Film Museum, serviu para apresentar ao mundo os roteiros turísticos das cidades brasileiras que sediarão os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Segundo a Embratur, a Inglaterra ocupa a 11ª posição no ranking dos principais emissores de turistas para o Brasil. Em 2011, foram 149.564 mil turistas ingleses visitando o Brasil.

Curitiba (e o Paraná) recebeu o destaque nesta edição e a oportunidade de mostrar a jornalistas, operadores do turismo e outros convidados as qualidades e atrativos da cidade que se organiza para receber os milhares de turistas estrangeiros que se dirigirão ao Brasil ansiosos por bons jogos e curiosos por conhecer mais do povo brasileiro, natureza e cultura.

Tenho acompanhado o cotidiano dos preparativos de Curitiba para a Copa e, desde o início, reforçado a certeza de que a realização deste evento é mais uma das grandes oportunidades para investimentos públicos e privados (que já estão em andamento na área da mobilidade urbana principalmente) e o desenvolvimento de políticas públicas para o povo brasileiro.

Sou otimista em relação a realização da Copa mas desde o início destaquei que é preciso concentração total do poder público e o diálogo permanente com a população neste processo. Falo isso porque nem sempre o noticiário tem fomentado o debate sobre o chamado “legado”, a herança positiva que será deixada pela Copa. Ainda não debatemos com profundidade, por exemplo, a chamada educação desportiva e como consolidar a prática do esporte nas redes de educação pública e privada.

Logicamente que o otimismo não deve diminuir a nossa vigilância no tocante aos desafios e as dificuldades reais que têm o Brasil tem neste estágio preparatório. Desafios estes que são positivos até porque o Brasil, entrou definitivamente no roteiro dos grandes eventos internacionais e já constitui o seu know how para a organização dos mesmos.

Além da Copa, a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a vinda do Papa Francisco e a Copa das Confederações neste ano e as Olimpíadas em 2016, serão eventos de grande porte e que mostrarão ao planeta as belezas naturais e o jeito brasileiro de acolher carinhosamente os seus visitantes.

O diálogo que tive com brasileiros durante o Goal to Brasil, que vivem e trabalham em Londres, confirma a grande expectativa do mundo com a realização da Copa do Mundo FIFA 2014. “Brasil é o país do momento, muito se fala nisso aqui”, me disse a jornalista Ana Luisa Toledo, editora-chefe do Brazilian Post, uma publicação bilíngue local.

Enfim, as múltiplas oportunidades e desafios deste processo exigem todo esforço e trabalho, que serão agora enfrentados pela Comissão Executiva da Copa 2014, criada pelo prefeito Gustavo Fruet. Terá ela, dentre outras, a responsabilidade de manter a sintonia fina e a unidade do conjunto de ações públicas e privadas em andamento.

Além dos investimentos públicos que resultarão em melhorias para a vida do nosso povo, a expectativa é que o Brasil seja palco de belos jogos e do encontro fraterno de pessoas, aqui acolhidos pelo povo brasileiro, dentre todos um dos mais carinhosos do planeta.

Ao trabalho, Curitiba!


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51