O gabinete da Vice-Prefeita (GVP) tem por atribuição, conforme a estrutura organizacional da Prefeitura de Curitiba, “participar ativamente das decisões políticas e administrativas da gestão municipal, acompanhando a execução dos planos elaborados para o desenvolvimento da cidade e de seus cidadãos” (IMAP).
Nesta gestão, em seu primeiro semestre, o GVP atuou, principalmente, em 15 eixos temáticos, quais sejam, abastecimento, educação, habitação, meio ambiente, mobilidade urbana, saúde, finanças, cultura, esporte e lazer, região metropolitana, copa, pessoa com deficiência, inclusão digital, tecnologia e relações institucionais.
A equipe do gabinete, formada por oito pessoas, atendeu a 270 solicitações e concluiu 71% delas. Os demais pedidos estão em aberto ou foram encaminhados a outras secretarias.
Ressalta-se que, no decorrer destes seis meses, o GVP foi procurado, majoritariamente, por associações de moradores, lideranças de bairro, pequenos agricultores, sindicatos, parlamentares, empresários, populares que apresentaram suas demandas e legitimaram este gabinete como o seu interlocutor.
Desta forma, pretende-se por intermédio da identificação dos principais eixos de atuação do gabinete e de seu detalhamento, avaliar a efetividade das ações e apontar melhorias nas estratégias e nos índices de desempenho. Objetivamos, assim, contribuir para uma gestão mais transparente e participativa, bem como para uma sociedade mais justa e igualitária.