A secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, afirmou nesta quinta-feira (10) que foi fundamental para a presidenta Dilma Rousseff ouvir a opinião dos jovens sobre os desafios que o Brasil tem a enfrentar. Dilma se reuniu no Palácio do Planalto com representantes da juventude e recebeu as pautas das entidades representadas na reunião.
“Eu acho que a simbologia desse encontro é muito importante porque é a terceira vez que a presidenta se reúne com esse conjunto de juventude em menos de dois anos. A ideia era juntar as organizações que já têm uma pauta histórica em relação ao movimento juvenil. Foi fundamental para a presidenta, mais uma vez, ouvir a opinião desses jovens sobre os desafios que o Brasil tem a enfrentar”.
Severine disse que entre os temas discutidos na reunião estavam o fortalecimento da política nacional de juventude, o enfrentamento à violência contra a juventude negra e pobre das periferias, o enfrentamento à violência contra as mulheres, a agenda do trabalho descente e a qualidade da educação. Para ela, a reunião foi extremamente positiva por significar a continuidade de um processo de diálogo com os jovens e a possibilidade de desdobramentos concretos de impacto na agenda da política de juventude.
“Então é um mix importante que demonstra que a juventude brasileira tem muito a dizer, tem muito a opinar, e a importância dessa reunião foi para isso: a presidenta pôde ouvir a opinião desses jovens, que fizeram um processo preparatório, que pactuaram as pautas que foram apresentadas, e a presidenta pôde dialogar essas pespectivas e se comprometer, por exemplo, com a efetivação do Plano Juventude Viva, com a demanda do enfrentamento à violência contra a juventude negra e pobre, fortalecer a política nacional, e construir junto com o movimento social organizado brasileiro as condições necessárias para uma ampla reforma política, com a participação da sociedade sobre que reforma política deve ser essa”.
Fonte: Blog do Planalto