Os bairros da regional Pinheirinho irão receber mais sete Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), duas unidades de saúde e a reconstrução de outras três. Os anúncios foram feitos pela Prefeitura de Curitiba durante a consulta pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), realizada na noite desta segunda-feira (14), no Pinheirinho.
O prefeito Gustavo Fruet falou que neste ano e no próximo serão licitadas as construções de CMEIs no Timburi Bonito (Campo do Santana), Rio Bonito, Moradias da Ordem, Moradias Hortênsia, Jardim Ludovica, Moradias Rio Bonito 4 e Residencial Cidade da Itália. “São reivindicações antigas da região e necessárias, pois essa é uma das regiões que mais cresce na cidade e por isso necessita de mais serviços públicos”, disse o prefeito Gustavo Fruet.
O anúncio agradou a presidente da Associação de Moradores do Parque Industrial Josefa Rosa Rodrigues. “É a primeira vez que trago uma necessidade da comunidade e já saio com a certeza de uma breve solução”, disse Josefa. Ela diz que a creche vai beneficiar centenas de mães, que poderão deixar seus filhos bem cuidados e sair para o trabalho, aumentando a renda familiar e melhorando a qualidade de vida.
Na área da saúde, foram anunciadas a reconstrução das unidades de saúde Palmeiras, Vila Machado e Sagrado Coração; o término da obra do Espaço de Saúde Maria Angélica e a construção de mais duas unidades, no Dom Bosco e Rio Bonito. “Até o final deste ano, todas as 13 unidades de saúde do Pinheirinho serão revitalizadas, a exemplo da Concórdia, que já está pronta”, explicou a diretora do distrito de Saúde do Pinheirinho, Alessandra Lopes.
Participação
Perto de 3 mil pessoas participaram até agora das consultas públicas sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015. A rodada pelas regionais termina nesta terça-feira (15), na regional Boqueirão. Neste ano, a Prefeitura de Curitiba elaborou um novo modelo para as consultas, que permite o contato direto dos cidadãos com as autoridades municipais. O espaço da reunião foi dividido em oito grupos, por assuntos – saúde; educação; habitação; ação social; cultura, esporte, lazer e juventude; trabalho e turismo; estrutura da cidade. As respostas são dadas diretamente pelos secretários e suas equipes.
“Muitas pessoas têm sugestões e críticas e nada supera o contato pessoal, o olho no olho”, disse Fruet, agradecendo a presença de aproximadamente 400 pessoas na consulta da regional Pinheirinho, realizada na quadra de esportes da Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira.
As perguntas que não forem respondidas pessoalmente na consulta terão as respostas enviadas ao cidadão via e-mail, telefone ou Correios. Pelo Facebook e Twitter participaram mais de 31 mil pessoas na noite de segunda-feira.
Francisco Tibúrcio Ramos, de 72 anos, morador na Vila Acordes, conversou com o prefeito Gustavo Fruet durante a consulta e voltou para casa com a novidade. “A certeza da entrega da reforma do Espaço de Saúde Maria Angélica vai beneficiar muitos idosos que, assim como eu, utilizam o equipamento com frequência”, disse. O Espaço de Saúde Maria Angélica, assim como os outros da rede de saúde da Prefeitura de Curitiba, atende à população com base nos princípios do Programa Saúde da Família.
Outras obras
Também foram anunciadas a entrega do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Caximba; as novas instalações do Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) Pinheirinho; o início das obras da Rua da Cidadania do Tatuquara; a retomada das obras da Linha Verde Sul, o Clube da Gente do Tatuquara, a construção de 416 novos apartamentos no Residencial Cidade de Pádova.
A presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Caximba, Maria Vilma Paolini, gostou da reunião. “Este novo formato de consulta pública é mais democrático. Fui bem atendida, tenho respostas para a comunidade e é isso que importa. Missão cumprida”, disse ela.
Participaram da consulta pública no Pinheirinho o deputado estadual Osmar Bertoldi; o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Pedro Paulo,os vereadores Rogério Campos, Cacá Pereira, Luiz Felipe Braga Côrtes, Edimar Colpani, Pierpaolo Petruzziello, Sabino Picollo, Mestre Pop; o administrador do Pinheirinho Edgar Hauber e secretários municipais.
Consulta Pública da LDO 2015
Boqueirão – 15/04 – terça-feira das 19 às 21h
SEST/SENAT – Rua Salvador Ferrante, 1440 (próximo à Rua da Cidadania)
Fonte: Portal PMC