Hoje (30), nas atividades em alusão ao Dia do Trabalhador, a Secretaria do Trabalho e Emprego (SMTE), lançou o “Programa de Orientação Profissional e Vocacional ao Jovem Trabalhador Curitibano” que visa orientar aqueles que iniciam sua carreira profissional com informações sobre como elaborar o currículo, como se comportar nas entrevistas de emprego, tipos de profissões e ainda teste vocacional. A iniciativa é única no país ao ser direcionada aos jovens que estão fazendo sua primeira carteira de trabalho e com orientação específica.
A vice-prefeita e secretária do trabalho e emprego Mirian Gonçalves ressaltou que o programa deve ser estendido a todas as regionais de Curitiba e será uma política pública fundamental para a inclusão de mais jovens no mercado do trabalho. “Ao realizarmos as nossas diversas feiras descentralizadas percebemos que muitos jovens perdiam oportunidades por falta de preparo, o que nos motivou a lançar este programa”, afirma.
Durante as aulas ministradas, uma cartilha com as principais orientações aos jovens é distribuída. A primeira regional a receber o programa foi Santa Felicidade. Em maio já estão previstas novas oficinas, dentre elas, no Bairro Novo.