A partir do segundo semestre deste ano, as unidades básicas de saúde do Bairro Novo contarão com o apoio de 19 doulas comunitárias. O curso de formação e capacitação destas mulheres, que darão apoio as gestantes no pré e pós-parto, começou nesta segunda-feira (5), na Maternidade do Bairro Novo. A intenção da Secretaria Municipal da Saúde é de que até o fim do ano o serviço esteja disponível nas 109 unidades básicas de saúde.
Cristiane Arendta é uma das mulheres que está participando do curso. Ela diz acreditar que este trabalho irá ajudar a humanizar o parto e efetivar o controle social. “A minha gestação foi muito traumática, todo o processo foi muito frio e esta é a época em que a mulher mais precisa de apoio. Quero dar este conforto e apoio que é tão necessário”, contou.
“Já faço parte da Pastoral da Criança e como doula comunitária irei contribuir ainda mais no resgate social da comunidade”, disse Olivia Maria Brito.
O curso tem duração de dois meses e meio e conta com aulas teóricas e práticas, que serão ministradas nas próprias unidades básicas. “O trabalho das doulas é totalmente voluntário e qualquer pessoa da comunidade com mais de 18 anos pode participar. Elas irão acompanhar as gestantes nas consultas, exames de pré-natal e nos primeiros cuidados das mães com os bebês”, disse Wagner Barbosa Dias, coordenador do Programa Mãe Curitibana.
“É um projeto importante que irá ajudar na rede de proteção da mulher. As doulas darão o suporte físico, psicológico e afetivo das gestantes, auxiliando no controle social principalmente das mulheres com maior vulnerabilidade social”, afirmou osecretário municipal da Saúde, Adriano Massuda.
Fonte: Portal PMC