Servidores municipais e convidados participaram na tarde desta quarta-feira (24) do 4º Seminário Pró-Equidade de Gênero e Raça, promovido pela Secretaria do Trabalho e Emprego em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
“Precisamos alargar pensamentos na sociedade, promover debates, ter fôlego e força para enfrentar essa luta, que é de todos”, disse a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, ao se referir à importância de desenvolver ações que sejam capazes de promover maior igualdade de gênero nas relações de trabalho.
O programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Prefeitura de Curitiba tem o objetivo de contribuir de maneira decisiva para a eliminação de discriminações e desigualdades no ambiente de trabalho, vivenciado por homens e mulheres, de todas as raças e etnias.
Para Simone Schaffer, coordenadora de Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, apesar de avançar a participação da mulher no mercado de trabalho, ainda há o desafio da ascensão profissional. “As mulheres representam 51% da população brasileira. Destas, 40% são chefes de família, a maioria possui mais escolaridade que os homens e 30% ganham menos no mercado de trabalho”, disse Simone.
A advogada Luciana Worms, da Prefeitura de Curitiba, falou a respeito do histórico da mulher e das desigualdades existentes na sociedade brasileira.
Adesão
A Prefeitura de Curitiba aderiu ao Pró-Equidade de Gênero e Raça em 2011, tendo recebido um instrumento de gestão eficiente – o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça – por desenvolver de forma satisfatória as ações previstas no Plano de Trabalho. Em 2013, o Comitê Intersetorial do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Prefeitura, foi instituído de acordo com o Decreto nº 833, publicado no DO nº 94 de 17/05/2013.
Fonte: Portal PMC