Até o próximo sábado, dia 1º, o Boqueirão recebe a terceira edição do Ciclo de Leitura Ebulição Marginal, com atividades culturais voltadas à população jovem. O ciclo, organizado pelo Coletivo Ebulição e apoiado pela Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, é um circuito de encontros de mediação de leitura e apresentações artísticas que revela conexões entre a literatura e pilares da cultura hip hop como o rap, obreaking e o graffiti.
O ciclo acontece no Espaço da Leitura Jardim Eucaliptos no Portal do Futuro Boqueirão e na Casa da Leitura Wilson Martins, na Rua da Cidadania do Carmo.
“Queremos fomentar a leitura entre os jovens, promover a literatura enquanto linguagem artística acessível e valorizar a produção cultural do movimento hip hop curitibano”, explica a idealizadora do evento, a produtora cultural Anna Carolina Azevedo.
Na programação deste ano estão previstas rodas de leitura em múltiplas linguagens e uma oficina de estêncil, além da Batalha do Eucaliptos de Breaking – Edição Ebulição Marginal e a sessão de grafitagem Leitura & Graffiti, com artistas convidados. As intervenções serão aplicadas em muros da Praça Eucaliptos.
Serão realizadas, também, contações de história com turmas da Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, localizada na Vila Pantanal, no desdobramento “Menino, Menina Ebulição”.
Salve Batista
Assim como nas edições anteriores, o Ciclo prestará reverência à obra de um poeta da literatura marginal curitibana. Por meio de rodas de leitura, oficina de criação poética e grafites, já foram homenageados Paulo Leminski (2013) e Marcos Prado (2014). Neste ano, o ciclo se debruça sobre a poesia de João Batista de Pilar, um dos ícones da cena underground – ou “maldita” – de Curitiba.
Jovens leitores
O Ciclo de Leitura Ebulição Marginal envolve rodas de leitura de textos literários e referências da cultura hip hop. A intenção é formar jovens leitores na periferia e garantir o acesso democrático à apreciação da literatura e da arte em suas diversas expressões.
O evento é uma realização do Coletivo Ebulição e, em 2015, tem apoio da Regional Administrativa Boqueirão da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio dos núcleos regionais da Fundação Cultural de Curitiba, da Fundação de Ação Social (FAS) e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Além desses, AgendArte Livros, Portal A Escotilha, Programa Curitiba Lê, Batalha do Eucaliptos e Master Tintas apoiam a iniciativa.
Ciclo de Leitura Ebulição Marginal 2015
27 a 31 de julho
LINHA DE FRENTE – VARAL DE RIMAS
Mediação de Franciele Cruz.
8h30 às 17h30
Portal do Futuro Boqueirão – Espaço da Leitura Eucaliptos
27 de julho
O BOQUEIRÃO É O CAPÃO
Roda de leitura em múltiplas linguagens com Anna Carolina Azevedo e Chardie Batista. Participações de Asiatiko MC (Batalha do MUMA) e Luis Cilho (Beat Brazuca).
14h
Portal do Futuro Boqueirão (auditório)
28 e 30 de julho
UMA VIAGEM DA GRAVURA AO GRAFFITI
Oficina de estêncil com Felipe Pacheco.
Inscrições: [email protected]
14h
Portal do Futuro Boqueirão (auditório)
29 de julho
NINGUÉM É INOCENTE EM SÃO PAULO
Roda de leitura com Samuel Teixeira.
14h
Rua da Cidadania do Carmo – Casa da Leitura Wilson Martins
31 de julho
SALVE BATISTA
Roda de leitura e apresentação musical com Bhorel Enrique e Felipe Pacheco. Presença do autor João Batista de Pilar.
14h
Rua da Cidadania do Carmo (auditório 2)
1º de agosto
LEITURA & GRAFFITI
Sessão de grafitagem com os convidados Café, Devis, Ysto, Nyel, JC e Confraria da Cola.
9h
Praça Eucaliptos (ao lado do Portal do Futuro Boqueirão)
BATALHA DO EUCALIPTOS DE BREAKING – EDIÇÃO EBULIÇÃO MARGINAL
Mestre de Cerimônias: Muka UniBreakers Crew. Aberta a b-boys e b-girls de toda a cidade.
14h
Portal do Futuro Boqueirão (auditório)
gratuito
Fonte: Portal PMC