O dia ainda nem havia terminado mas já se tinha certeza do sucesso da iniciativa das mulheres do PT de Curitiba. Como parte das comemorações do Dia da Mulher, as militantes do PT de Curitiba montaram a “Tenda das Mulheres” na Praça Rui Barbosa. E lá iniciaram campanha por mais transparência na gestão das vagas em creches. Um projeto de iniciativa popular que obriga a Prefeitura divulgar as listas de espera por vagas em creches é o principal objetivo.
Ao longo do dia a Tenda das Mulheres foi recebida com simpatia por quem passava. As pessoas passavam, olhavam e se aproximavam deliberadamente para obter informações e ler os materiais disponíveis para distribuição. Centenas de assinaturas foram recebidas para a iniciativa do projeto. As organizadoras informam que no mês que vem a tenda funcionará novamente, em local ainda a ser definido. Para que um projeto de iniciativa popular seja apresentado na Câmara, serão necessárias de 50 a 80 mil assinaturas.
A vice-presidente do PT Curitiba, Roseli Isidoro explica que a campanha quer dar a possibilidade de fiscalização e o acompanhamento das listas de espera para estas mães que sofrem com a falta de vagas. “Hoje tanto em relação às creches, quanto por exemplo a fila da Cohab, as pessoas não tem acesso a quem esta inscrito na sua frente. Isso pode levar a favorecimento, inclusive político.” afirma Roseli.
Além da campanha outras atividades foram realizadas ao longo do dia. Também forma distribuídos materiais com inormações sobre os direitos das mulheres, além de orientá-las sobre como exigir a aplicação de políticas públicas em seu favor.
Assessoria de imprensa PT Curitiba com a colaboração de Sirlei Fernandes no texto e imagem