Iniciou pela manhã desta sexta-feira (13) o primeiro Seminário de Políticas Públicas em Educação do Partido dos Trabalhadores (PT). O seminário conta com a participação de pessoas ligadas a várias áreas da educação pública no estado ligados ao PT: professores, secretários de educação, assessores e coordenadores pedagógicos.Gleisi Hoffmann, presidente estadual do partido abriu o evento falando da importância da sustentação do engajamento municipal nas políticas públicas do estado. “Devemos discutir o que pode-se fazer de diferente na educação, pois o PT se referencia na melhora da educação para que haja uma transformação no quadro educacional, com mais atenção aos cuidados com as creches e a educação integral”, destacou.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (APP Sindicato), Marlei Fernandes de Carvalho parabenizou a iniciativa do Diretório Estadual. “Nossas ações produziram as políticas educacionais que estão no governo federal”, disse.
Benjamin Perez Maia, do grupo de trabalho em educação falou sobre a importância da educação para a melhora da qualidade de vida. “Nós educadores, estamos em todos os espaços do estado e coordenamos os nossos trabalhos pensando nos cidadãos que iniciam a vida em casa. O próximo ambiente é a escola. Estamos sempre pensando nas crianças, nos educadores e nos funcionários. Nós do PT somos diferentes. Nós temos uma proposta clara de transformação”.
Andrea Caldas, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutora em economia política da educação e militante do PT, falou sobre o programa Cidade Educadora.
Criado com o objetivo de despertar nas pessoas a consciência de uma cidadania ativa, o Programa Cidade Educadora oferece alternativas inovadoras que garantem resultados concretos. Concebido para escolas públicas e privadas, o programa leva em conta as peculiaridades do município e da escola, sempre valorizando as experiências locais. Segundo Andrea, “os professores são catalisadores de uma transformação que envolve alunos e educadores, mas não fica restrita à escola, porque toda a comunidade também é envolvida”.
O Seminário se estenderá até a tarde de sábado (14) com diversas atividades de discussão dos planos de gestão pública na organização, sistema público de avaliação, políticas públicas em educação e gestão da organização do trabalho pedagógico.
Confira a programação:
Tarde de sexta-feira (13):
15h30: Educação Integral – Ernesto Erivelton Rodrigues
16h30: Debate
17h30: Encerramento
Sábado (14):
8h30: Abertura e Composição da Mesa
9h00: Organização Pedagógica no Contexto Escolar – Marcos Cordiolli
9h50: Debate
10h30: Políticas Públicas em Educação – Selma Rocha
11h30: Debate
12h30: Intervalo de Almoço
13h30: Experiências Exitosas em Educação – Selma Rocha
14h30: Debate
15h30: Gestão da Organização do Trabalho Pedagógico – Benjamin Perez Maia
16h30: Debate
17h30: Encerramento
Site PT Estadual