A passagem do Dia Municipal da Inclusão Digital no último sábado, 28, foi lembrada em discurso na Câmara Municipal de Curitiba, pelo vereador Pedro Paulo, vice-líder da bancada do PT. O parlamentar foi autor do projeto que incluiu a data no calendário oficial do município.
“Em que pese avanços no acesso das pessoas às tecnologias da informação, em especial aos computadores, a exclusão digital é uma realidade que deve ser enfrentada com políticas públicas”, justificou o vereador ao defender novo projeto de lei de sua autoria que pretende a instalação do Conselho Municipal da Inclusão Digital.
O vereador definiu inclusão digital como “a democratização do acesso às tecnologias da informação, de modo a permitir a inserção de todos na sociedade da informação e utilizar estas tecnologias para melhorar as condições de vida”.
De acordo com o projeto de lei, o Conselho Municipal da Inclusão Digital será responsável em acompanhar a execução da política municipal na área, definindo programas e ações “que tenham como fim o acesso público a meios, ferramentas, conteúdos e saberes, por meio das tecnologias da informação e da comunicação, em especial através de computadores conectados à rede mundial”. A composição do Conselho será composto paritariamente com membros indicados pela prefeitura e pela sociedade civil e a política municipal será estabelecida à partir de audiências públicas e da realização da Conferência Municipal de Inclusão Digital.
Durante a apresentação da proposta, o vereador Pedro Paulo decidiu pela retirada do projeto da pauta por cinco sessões, período necessário à apresentação de substitutivo geral para adequações necessárias. O projeto volta a pauta da Câmara no mês de abril.
Assessoria de Imprensa Vereador Pedro Paulo