Artistas dos Morros da Maré e Cantagalo (RJ) trocam experiências com moradores do Sitio Cercado (PR). O evento acontecenesta sexta (17), às 19 horas na sede da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular
Por iniciativa do mandato do Deputado federal Angelo Vanhoni (PT) e da Associação Cultural Ilíada Homero, nesta sexta feira (17), o bairro Sitio Cercado sediará um evento de troca de experiências culturais com as comunidades dos Morros do Cantagalo e da Maré, do Rio de Janeiro. Dando sequência no contato feito pela Associação Cultural Iliada Homero com o Ministério da Cultura, o objetivo é buscar incentivos para assim como nas comunidades do Rio, instituir em Curitiba, Pontos de Memória – projeto idealizado e desenvolvido pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
As duas experiências que serão apresentados à comunidade do Sitio Cercado são o Museu da Maré e o MUF – Museu da Favela (do Morro do Cantagalo.), inseridos no projeto de Pontos de Memória. Tem por concepção reconstruir a memória social e coletiva das comunidades, a partir do cidadão, de suas origens, histórias e valores, além de criar condições para que a comunidade se transforme em protagonista de sua própria história. A partir do reconhecimento do novo museu como um Ponto de Memória, o Mais Cultura, por meio do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), apoiou o projeto de implantação do Museu de Favela, com visitas técnicas, encontros e cursos sobre Educação em Museus; Museus, Memória e Cidadania; e Plano Museológico. Para 2009, o Museu de Favela deverá receber do Mais Cultura um investimento em torno de R$100 mil” .
COMO SE DARÁ O INTERCÂMBIO
Nesta sexta feira, às 19h, os moradores do bairro Sítio Cercado terão a oportunidade de ouvir histórias das comunidades do Pavâo, Pavãozinho, e Cantagalo, com a presença da cantora e compositora Afrolady (Aline Santos da Silva), vinculada ao MUF, e da contadora de histórias Marilene Nunes da Silva, da Maré . Os moradores destas comunidades no Rio de Janeiro receberão através deste intercâmbio, ainda este mês, apresentações do Canto XVI da Iliada na tradução de Odorico Mendes com o ator Richard Rebelo. As apresentações dos cantos da Iliada integram o projeto paranaense de incentivo à leitura “Homero nas Bibliotecas” que está sendo desenvolvido em parceria com o Sistema Nacional de Bilbiotecas Públicas – SNBP e a Fundação Biblioteca Nacional, FBN e Ministério da Cultura – MinC.
SERVIÇO
O evento acontece às 19 horas na sede da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular
Rua Francisco José Lobo 214, Bairro Sítio Cercado – Telefone: (41) 3349-6710
Assessoria de Imprensa / Deputado Federal Angelo Vanhoni