Fórum Popular é lançado para acompanhar andamento do programa Minha Casa, Minha VidaO vereador Pedro Paulo, vice-líder da bancada do PT na Câmara de Curitiba, participou com representantes de entidades do movimento social e de luta por moradia, do lançamento neste sábado pela manhã em Curitiba, do Fórum Popular Minha Casa – Minha Vida. O objetivo do fórum é acompanhar o andamento do programa do governo federal, que tem a meta de construir 1 milhão de moradias no país.
Além de representantes do movimento popular várias autoridade do poder executivo, legislativo e Ministério Público compareceram ao evento.
O Fórum deve organizar várias atividades no processo de implantação do programa e audiências públicas para o debate sobre o assuunto.
No Paraná, O Minha Casa, Minha Vida prevê a construção de 44.172 casas. Desse total, estima-se que próxima de 20.000 unidades devem ser construídas na capital.
De acordo com a COHAPAR estima-se que o déficit habitacional do Paraná seja de 250 mil moradias. Em Curitiba, cerca de 70.000 pessoas estão inscritas na fila da Cohab.
“Nos últimos vinte anos, o movimento social mobilizou milhares de pessoas no Brasil na luta pela moradia. O programa Minha Casa, Minha Vida lançado pelo presidente Lula é, portanto, uma conquista da sociedade. É preciso continuar lutando para que uma política habitacional eficaz seja de fato um compromisso assumido por municípios e estados brasileiros nos seus orçamentos”, afirmou o vereador Pedro Paulo em seu pronunciamento durante o evento.
O vereador salientou ainda a presença no Fórum de vereadores (as) da região metropolitana de Curitiba. “A capital não é mais importante do que qualquer outra cidade. Somos uma grande metrópole e devemos resolver os nossos problemas, como a falta de moradias, o transporte coletivo e a destinação do lixo, em parceria”, justicou Pedro Paulo.
Gabinete Vereador Pedro Paulo