Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

O vereador Pedro Paulo (PT) acompanhou nesta semana reunião de lideranças comunitárias e religiosas para discutir a organização de uma rádio comunitária no bairro Pinheirinho.A reunião, realizada nas dependências da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, contou com a presença ainda do vigário da paróquia, padre Vieira, um dos incentivadores do projeto. Segundo Vieira, “é muito importante que tenhamos um instrumento de comunicação como uma rádio para informar, educar, conscientizar e debater assuntos de interesse da nossa comunidade local”.

Todas as lideranças aprovaram a proposta e se comprometeram a colaborar na sua or ganização. O vereador Pedro Paulo salientou que “a reunião é o início de um processo que deve envolver outras lideranças e, em especial, a juventude do bairro, A rádio comunitária pertencerá e será dirigida por membros da comunidade e deve ser um instrumento para democratizar informações e servir aos nossos interesses”.

Assessorando o encontro, João Paulo Mehl, militante da área de comunicação, incentivou os presentes a participarem do processo de organização da Conferência Nacional de Comunicação, organizada pelo Governo Federal. “A mídia e a imprensa no país, ainda é controlada por um grupo pequeno e poderoso , daí a importância de lutarmos juntos por meios de comunicação alternativos como uma rádio comunitária. A Conferência é um momento importante desta luta”, comentou João Paulo.

A próxima reunião, marcada para o início de agosto, deve reunir outras lideranças da região e ouvir experiências de comunidades qu e já possuem rádio comunitária.

————

O que é uma rádio comunitária?

O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidada da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.

Como deve ser a programação de uma rádio comunitária?

A programação diária de uma rádio comunitária deve conter informação, lazer, manifestações culturais, artísticas, folc lóricas e tudo aquilo que possa contribuir para o desenvolvimento da comunidade, sem discriminação de raça, religião, sexo, convicções político-partidárias e condições sociais. A programação deve respeitar sempre os valores éticos e sociais da pessoa e da família, prestar serviços de utilidade pública e contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas. Além disso, qualquer cidadão da comunidade beneficiada terá o direito de emitir opiniões sobre quaisquer assuntos abordados na programação da emissora, bem como manifestar idéias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações.

Mais informações sobre Rádio Comunitária acesse:
www.mc.gov.br/radiodifusao/perguntas-frequentes/radio-comunitaria

 


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51