Secretário do PRONASCI pedirá aplicação dos recursos encaminhados a Curitiba
O Secretário Executivo do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI) do Governo Federal, Francisco Rodrigues, cumpre dois compromissos em Curitiba nesta quinta, 23. Pela manhã tem audiência com o prefeito municipal e à tarde de coletiva de imprensa e reunião com a Comissão de Segurança Pública e Defesa do Cidadão da Câmara Municipal.
A Prefeitura Municipal recebeu desde o primeiro semestre de 2008, cerca de R$ 5,4 milhões para aplicação em ações preventivas na área da segurança, mas os recursos ainda não estão sendo aplicados. Mulheres da Paz (mobilização de lideranças femininas) e o PROTEJO (trabalho com jovens em situação de vulnerabilidade social) são duas ações previstas pelo PRONASCI que ainda não iniciaram.
Segundo o vereador Pedro Paulo, vice-líder da bancada do PT na Câmara, a preocupação é que, não executando no tempo previsto pelo convênio, o município perca os recursos. De acordo com informações recebidas pelo parlamentar, as ações devem ter início até o início de novembro próximo, quando o Programa será lançado pelo Ministro da Justiça Tarso Genro.
O PRONASCI foi lançado pelo Governo Federal no final de 2007 e tem como objetivo principal enfrentar com ações preventivas o aumento da violência nas regiões metropolitanas. Em oito capitais do Brasil – RJ, Rio Branco, Recife, Porto Alegre, São Paulo, Vitória, Salvador e o Distrito Federal – as ações do programa já tiveram início. O Ministério da Justiça deu o prazo final para novembro para que todas as capitais que já receberam recursos comecem a aplicá-los.
A Coletiva de imprensa com o Coordenador Nacional acontece as 15 horas, seguida da reunião com Comissão de Segurança.
Informações Assessoria de imprensa PT Curitiba (41)92114915 Ana Carolina