Requerimento solicitado pelo vice lider do PT, Vereador Pedro Paulo, foi negado pela maioria governista que compõem a comissão. A intenção era requerer cópias de todos os contratos da Cavo com a Prefeitura.
Nesta terça (29), os vereadores de Curitiba que integram a Comissão Especial de acompanhamento e fiscalização do lixo realizaram sua primeira reunião. Presente também, Marilza Dias, secretária executiva do Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, que falou sobre o processo de desativação do Aterro da Caximba e da escolha do local que receberá a nova indústria de processamento de resíduos da região. O Vereador Pedro Paulo solicitou à Comissão que fossem requeridos todos os contratos do poder municipal com a empresa Cavo. A maioria dos vereadores, da base governista, rejeitou o requerimento justificando que “este não seria o objetivo da Comissão”. O Vereador lamentou e acredita que ainda, ao longo dos trabalhos da Comissão, os vereadores se convencerão da necessidade desta informação. Como encaminhamentos da reunião, ficaram definidos convites para representantes de órgãos governamentais e entidades envolvidos no tema, como o IAP, IBAMA, entre outros. Um oficio da Comissão será enviado ao Ministério Público solicitando informações sobre o andamento das investigações.
Na próxima reunião, a Comissão do Lixo receberá Leonardo Morelli, da ONG Defensoria das Águas, que tem feito denúncias de irregularidades na emissão de licenciamentos pelos órgãos ambientais competentes.
Os trabalhos da comissão são presididos pelo vereador Roberto Hinça (PDT), sendo Juliano Borghetti (PP) o relator e João do Suco (PSDB), Mara Lima (PSDB), Noemia Rocha (PMDB), Tico Kuzma (PSB), Renata Bueno (PPS), Denilson Pires (DEM) e Pedro Paulo (PT) os demais membros.
Foto: Anderson Tozzato
Assessoria de imprensa PT Curitiba (41)92114915 Ana Carolina Caldas