Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

O quarto-secretário da Câmara de Curitiba, Pedro Paulo (PT), defendeu nesta semana, que o legislativo municipal promova uma discussão ampla sobre o tema mudanças climáticas.O parlamentar aponta que a Conferência do Clima em Copenhague, na Dinamarca, precisa ter reflexos locais. A motivação para o vereador é clara. “As Câmaras de vereadores podem dar contribuições positivas nesta área. Curitiba deve continuar ousando e inovando”, diz o vereador, também cobrando do Executivo iniciativas relacionadas ao debate. O vereador, que tem projeto de lei para controle de emissão de CO2 no município, defende a junção de vários projetos existentes e a proposição de uma política municipal de combate às mudanças climáticas. “Temos que contribuir com ações concretas no nível local”, justifica.

Na reunião em Copenhague, Yvo de Boer, secretário-executivo da Convenção sobre o Clima da ONU, afirmou que o encontro já marca “uma virada na reação internacional” sobre o tema. Negociadores de 190 delegações que participam do encontro de duas semanas desde segunda-feira (7), questionam os possíveis resultados do evento, que busca um acordo mundial de combate às mudanças climáticas.

Alerta

Cientistas do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) concluíram que há uma probabilidade de 90% de que o aquecimento do planeta provocado pela atividade humana tenha sido de cerca de 0,7ºC. Para que a não ultrapasse a barreira dos 2ºC, considerada “segura”, o IPCC recomenda que as emissões de gases que provocam o efeito estufa sejam reduzidas entre 25% e 40% (em comparação com 1990) até 2020. É com base nessas recomendações do IPCC que os participantes de Copenhague tentarão chegar a um acordo com metas de emissão para o s países ricos e financiamentos para promover o crescimento econômico “limpo” nos países pobres e em desenvolvimento, para ajudá-los a se adaptar às mudanças climáticas. Vários países, entre eles o Brasil, a China e os Estados Unidos, já anunciaram propostas de cortes em suas emissões para os próximos anos.

Recente estudo da ONG alemã Climate Analytics e da consultoria Ecofys afirmou que, com as metas anunciadas até o momento, o aquecimento global superará os 3ºC até o fim do século, podendo até ultrapassar os 4ºC, o que teria consequências imprevisíveis para a vida no Planeta.


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51