Neste sábado (17), a Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, foi o ponto de partida da Caravana da Juventude que reúne lideranças jovens do PT, PDT, PMDB, PR, PCdoB e PSC. Eles vão levar a 35 municípios paranaenses informações sobre a campanha da coligação “A União faz um novo Amanhã”, além de promoverem debates políticos com a juventude de todas as cidades visitadas. O objetivo é mobilizar a juventude e incentivar a participação política.
“A minha disputa ao Senado hoje, começou a ser construída quando participei do primeiro Grêmio Estudantil do Colégio Medianeira”, comenta Gleisi Hoffmann (PT), candidata ao Senado. Gleisi fez parte ainda do Grêmio Estudantil do CEFET, da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.
Para Gleisi, é fundamental envolver a juventude no processo político, o que faz com que os jovens tenham a visão da importância das políticas que devem ser dirigidas a eles. “Entender essa importância quer dizer mais ensino técnico, a oportunidade do primeiro emprego, universidade acessível e mais segurança”, complementa Gleisi. “Além disso, é importante incentivarmos a formação de novas lideranças, para que essa juventude possa ocupar cargos de deputados, prefeitos, senadores e a presidência da República. Para mim, a politização da juventude também é a sustentação de uma sociedade democrática”, finaliza.
Foto: Elias Dias
Roteiro da primeira semana:
17/07 – Fazenda Rio Grande e Ponta Grossa
18/07 – Irati e União da Vitória
19/07 – Guarapuava e Laranjeiras do Sul
20/07 – Pato Branco e Francisco Beltrão
21/07 – Foz do Iguaçu e Medianeira
22/07 – Cascavel e Toledo
23/07 – Assis Chateaubrind e Goioerê
24/07 – Umuarama, Querência do Norte e Loanda
