Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

Na próxima sexta-feira (dia 3), a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizará uma Audiência Pública sobre a Copa do Mundo em Curitiba e a utilização do potencial construtivo. O objetivo é debater os temas com a população curitibana e da região metropolitana, com diversas entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais, sindicatos, além de autoridades estaduais e municipais.

Com a escolha de Curitiba como uma das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, uma série de investimentos e melhorias em infra-estrutura deve ser direcionada para a região metropolitana, bem como para o resto do Estado do Paraná.

“O evento Copa do Mundo é uma grande oportunidade para o enfrentamento de problemas comuns a todos os municípios da região, para isso é fundamental que todos os envolvidos no processo, em especial os municípios da região metropolitana, participem com sugestões e acompanhem a aplicação eficiente dos recursos que serão investidos”, destaca o vereador Pedro Paulo, líder da bancada do PT.

Outro assunto que será pauta da Audiência é a discussão sobre a transferência do potencial construtivo. Com a alegação do Clube Atlético Paranaense de não ter condições para assumir o financiamento para a conclusão da Arena da Baixada nos padrões exigidos pela FIFA, a transferência de potencial construtivo pode ser uma das alternativas para o impasse.

A transferência do potencial construtivo só pode ser viabilizada depois da aprovação de um projeto de Lei pela Câmara Municipal e pela Assembleia Legislativa do Paraná. Como a discussão vai passar pelo plenário da CMC, os vereadores da bancada petista antecedem o debate como forma de subsidiar o pensamento parlamentar e esclarecer a população em relação ao tema. “Ampliar o debate é para que a sociedade de fato entenda o potencial construtivo e no que isso pode implicar no futuro para Curitiba. Ninguém desconsidera a importância da Copa, a preocupação é que as infra-estruturas tragam benefício para a cidade a médio e longo prazo. Os investimentos públicos devem ser aplicados para atender Curitiba e toda população, não apenas interesses de alguns”, destacou a vereadora Professora Josete, líder da bancada de oposição.

Para o vereador Jonny Stica, ao deixar de avaliar outros projetos para a Copa, Curitiba perde a oportunidade de inovar. “Nossa cidade sempre teve projetos reconhecidos em todo o mundo, mas hoje somos tímidos quando pensamos em soluções urbanas para o futuro”, afirma. “No caso da Baixada, temos um estádio consolidado. Na minha opinião seria mais lógico e inovador investir dinheiro público em um projeto que comece do zero, pois assim podemos incluir mudanças que garantam que Curitiba ganhe permanentemente com a realização do evento.”

Outra preocupação, de acordo com Jonny, é não infantilizar o debate. “Isso não pode ser tornar uma briga entre clubes rivais. A discussão é muito maior do que isso pois vamos decidir onde investir uma grande quantia de recursos públicos com a vinda da Copa do Mundo. É preciso, portanto, saber onde Curitiba ganha mais”, diz.

A Audiência acontece no auditório da Câmara, na sexta-feira, dia 03 de setembro, a partir das 14h.


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51