Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/html/wp-content/themes/divi/functions.php on line 5806

Curitiba completa 318 anos de fundação. No momento em que comemoramos mais uma velinha, as felicitações devem ser dirigidas a todos, curitibanos e curitibanas, de nascimento ou adoção, porque é pelo trabalho de cada um que construímos permanentemente a nossa cidade.

Muitos motivos para comemorar, mas a despeito dos títulos que Curitiba já recebeu e avanços que alcançamos como capital de um dos estados mais importantes da República do Brasil, é preciso uma reflexão crítica sobre as políticas públicas e seus efeitos na melhoria da qualidade de vida da população curitibana.

Tenho a opinião de que uma das virtudes mais importantes do administrador público é reconhecer os problemas, desafios e dificuldades que temos para superá-los. Considero inclusive que os últimos gestores da cidade tem pecado nesse sentido. Dessa forma, as filas crônicas nas Unidades de Saúde, são comparadas a outras capitais onde o problema talvez seja até maior; o trânsito cada vez mais caótico e seus engarrafamentos constantes em vias recém implantadas, como a Linha Verde, equiparado ao de outras cidades; a falta de vagas na Educação Infantil, contraposto sempre a versão oficial de que ‘nunca se investiu tanto’ na área; as enchentes que anualmente trazem prejuízos a milhares de famílias tratadas como problema sazonal, e assim por diante.

Reconhecer os problemas é condição básica para que o Executivo adeque os investimentos na busca de enfrentar efetivamente os novos desafios da cidade.

Alias neste quesito, pesquisa divulgada recentemente pelo Dieese mostrou que o crescimento da arrecadação e do Produto Interno Bruto (PIB) não tem refletido em investimento público em Curitiba. O óbvio nesse caso, que é o debate e definição democrática e popular sobre o orçamento público, dinâmica adotada em administrações públicas para a definição de investimentos, aqui se limita a audiências públicas marcadamente formais e sem efetivo compromisso do mandatário em inclusão na Lei Orçamentária as demandas elencadas pelos contribuintes.

Desafio não menos importante diz respeito a aplicação de programas de prevenção, a integração entre as diversas políticas públicas e a consolidação da rede de proteção social. Exemplo disso, é o uso do crack e outras drogas (mesmo as legais), que se alastram atingindo nossas famílias. Ainda não temos uma política municipal correta de enfrentamento a esta situação, que garanta o atendimento de dependentes e suas famílias e o apoio financeiro condizente as Comunidades Terapêuticas. Diferentemente do que aconteceu na política de transporte público, que projetou Curitiba no cenário nacional, não temos ainda o nosso jeito de enfrentar este grave problema.

Problemas e desafios sempre estarão presentes na história de nossa cidade, são eles inclusive que nos movem a buscar soluções inovadoras, precisamos retomar este caminho. Temos um conjunto de grandes oportunidades para os próximos anos e o povo valoroso, trabalhador e criativo que constrói esta cidade saberá discernir o melhor para o nosso futuro.

(*) Pedro Paulo, professor e vereador de Curitiba pelo PT e presidente da Comissão Especial da Copa 2104


Fatal error: Uncaught wfWAFStorageFileException: Unable to verify temporary file contents for atomic writing. in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:51 Stack trace: #0 /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(658): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/var/www/html/w...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('synced') #2 {main} thrown in /var/www/html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 51