O vereador Pedro Paulo (PT), acompanhado de educadoras, pais e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (SISMUC), esteve reunido em audiência com a Secretária Municipal de Educação, Liliane Casagrande Sabbag. Os temas segurança nos equipamentos educacionais do município e política antibullying foram debatidos durante o encontro.
Pais e mães do CMEI Olga Benário Prestes, no bairro Pinheirinho, reivindicaram da secretária mais atenção a segurança do equipamento. O CMEI registrou desde o ano passado 12 furtos e assaltos, sendo um a mão-armada. “Estamos muito preocupados com a integridade de nossas crianças e funcionários. Além disso os equipamentos furtado s ainda não foram repostos pela empresa responsável, a G5 (empresa contratada pela Prefeitura para a vigilância monitorada das creches)”, explicou Celso Nascimento Castilho um dos pais presentes a reunião.
A secretária respondeu que vai providenciar a reposição dos bens furtados e que sua pasta está reorganizando o acompanhamento dos contratos com empresa de segurança, alimentação e manutenção, para corrigir distorções. Propôs ainda que a comunidade se integre com outras lideranças da região para debater formas de prevenção a violência.
O vereador Pedro Paulo, por sua vez, destacou que a falta de segurança infelizmente não é apenas em um dos equipamentos e que este problema, além do risco a crianças, agrava a carga de stress dos educadores. “O ideal é que a guarda municipal faça as rondas regulares e que a empresa seja mais eficiente no atendimento de ocorrências”, comentou.
Os representantes das educ adoras e sindicais destacaram a falta de segurança e outros problemas precarizam as condições de trabalho e penalizam os trabalhadores.
Bullying
A Lei Municipal aprovada na Câmara, de autoria dos vereadores Pedro Paulo (PT) e Mario Celso (PSB) foi elogiada pela secretária municipal de educação. “Muito importante termos uma legislação como esta”, destacou durante audiência com o vereador petisa.
O parlamentar entregou a secretária material informativo sobre a Lei Antibullying que está sendo distribuído em escolas públicas e privadas, CMEIs e demais equipamentos educacionais da cidade.
Assessoria de Imprensa Pedro Paulo